Talk EAD: evento abordou educação a distância e novas tecnologias

Fotos: Senac-ES

 As inovações no mundo da educação estão cada vez mais em expansão. Pensando nisso, o Senac-ES promoveu o “Talk EAD: Inovações Tecnológicas e o Futuro da Educação a Distância”. O evento, que aconteceu no Hotel Senac Ilha do Boi, em Vitória, capital do Espírito Santo, foi realizado de forma híbrida, com transmissão ao vivo pelo Canal do Senac-ES no YouTube para todo o Brasil. O encontro aconteceu na última quarta-feira (21) e contou com a abertura do jornalista e apresentador de telejornal, Mário Bonella.   

Com foco no fortalecimento da marca Senac-ES como impulsionador do ensino a distância no mercado capixaba, o seminário trouxe, ainda, as preocupações e as expectativas com o futuro da modalidade diante dos avanços tecnológicos. Segundo o Diretor Regional do Senac-ES, Richardson Schmittel, a tecnologia não está no futuro, mas sim no presente, o que embasa a missão da Instituição. “Esse é o nosso dever como Senac-ES: levar a educação um pouquinho mais longe, para pessoas que não têm tanto acesso. A tecnologia vem ao encontro desse nosso objetivo”, afirmou.  

O professor e especialista em tecnologia, Romero Tori abriu o encontro com uma palestra que analisou os preconceitos em relação ao EAD, discutiu as metodologias aplicadas nas modalidades de ensino utilizadas atualmente, e ainda permitiu ao público experienciar uma imersão no espaço 3D, através do Meta Quest, que simula um ambiente virtual. 

“Ainda há muitos preconceitos em relação ao ensino a distância. Desde de a época em que a educação via correspondência surgiu. Qualquer tipo de problema tende a ser atribuído à modalidade e não é bem assim. Não podemos ter ideias pré-concebidas antes de analisar a situação”, afirmou.    

Durante o intervalo, enquanto aqueles que estavam assistindo ao seminário de forma presencial tiveram um coffee break, o criador de conteúdo Bruninho Andrade, conhecido por produzir vídeos criativos e dinâmicos nas redes sociais, animou a galera que acompanhava o evento de forma on-line, entrevistando os convidados do evento. 

Na sequência, o Empresário da área de Inovação Educacional, Otávio Lube, a Consultora em tecnologias educacionais, Betina Staa, a Coordenadora da Pós-Graduação EAD em Tecnologias na Aprendizagem do Senac em São Paulo, Patrícia Passos, a Pesquisadora em aprendizado Online, Andrea Filatro, e o Professor da Escola Politécnica da USP, Romero Tori, reuniram-se para uma roda de conversa mediada pela Coordenadora do Ensino a Distância do Senac-Es, Priscilla Mendes. 

“A ideia do evento é reposicionar o Senac Espírito Santo diante da sociedade capixaba. Hoje ofertamos cursos no presencial e pela rede Senac EAD na modalidade a distância. Estamos aqui para dizer que somos um Polo e temos curso superior também no EAD”, disse Priscilla Mendes, Coordenadora do Ensino a Distância do Senac-ES.

Por Ana Lara Venturini e Layna Cruz


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *