Oftalmologista explica que dengue também pode afetar os olhos

Os números de casos da dengue só aumentam no Estado do Espírito Santo e no Brasil. Dor de cabeça, dor muscular, nas articulações, febre e cansaço são alguns dos sintomas mais comuns. Mas o que muita gente não sabe é que a visão também pode ser afetada.

Recentemente, uma universitária de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, quase ficou cega por causa do mosquito. Ela chegou a ficar com apenas 20% da visão do olho esquerdo e apenas 3% do olho direito.

O médico oftalmologista do Hospital de Olhos Vitória Pedro Largura explica que a dengue é uma doença sistêmica e que, por isso, também pode afetar os olhos.

De acordo com ele, o mais comum é sentir dores atrás dos olhos devido a inflamação nos tecidos que recobrem a estrutura do globo ocular. “Além de ser doloroso movimentar os olhos, os pacientes podem apresentar uma dificuldade de focar e por isso ficar com a visão turva”.

Em casos mais graves da doença, o médico conta que também é possível que ocorra hemorragias no olho. “Na dengue hemorrágica, por exemplo, há uma queda no número de plaquetas, elevando a chance de uma hemorragia acontecer na superfície ou interior do olho”, ressalta.

O especialista enfatiza que quando ocorre o sangramento na camada externa, o primeiro indício é o surgimento de uma mancha de cor vermelha, porém geralmente não acarreta perigos. Por outro lado, quando se dá no interior, a condição é mais grave e os sinais são discretos. “Conforme a condição avança, a qualidade da visão vai piorando”, afirma.

Na última semana, o governo do Estado decretou estado de urgência  em saúde  devido ao aumento dos casos de dengue no Espírito Santo. De acordo com o Ministério da Saúde, no estado são 33,4 mil casos prováveis de dengue, com três óbitos confirmados. Para se proteger e evitar maiores complicações, é necessário tomar alguns cuidados:

Utilize repelente;
Cubra a maior parte do corpo, se possível;
Elimine focos de água parada;
Coloque telas em janelas;
Aplicar inseticidas e larvicidas.

Em caso de febre, dor de cabeça, dores atrás dos olhos ou no corpo, náuseas e manchas na pele, procure imediatamente a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa. Não faça uso de medicamentos sem conhecimento médico.

Por Esther Mendes 


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *