Culinária capixaba é presença confirmada na Semana da Gastronomia Regional em Brasília

Fotos: Divulgação

A bandeira do Espírito Santo e sua gastronomia vão brilhar na capital do país! Uma equipe de profissionais do Senac Espírito Santo está embarcando para representar o Estado na Semana da Gastronomia Regional, que este ano tem como temática Raízes e Sabores do Espírito Santo, e acontece nos dias 19 a 21 de março, em Brasília. 

Os profissionais prometem encantar a todos com o que existe de mais saboroso na região sudeste. Além da tradicional Moqueca Capixaba, o menu também contempla pratos baseados em ingredientes onde o Estado é considerado um dos maiores produtores do Brasil: gengibre e inhame. Destaque para o Purê de Inhame com Gengibre, acompanhado de Paçoca de Carne Seca e Chips de Banana da Terra.

A explosão de sabores e a tradição são características comuns entre todos os pratos. A Salada Lourenção, que carrega o nome de uma das famílias mais antigas de Venda Nova do Imigrante, e o Risoto Espírito Santense, que é um prato criado na década de 1980 no Hotel Senac Ilha do Boi, também estão inclusos no menu. Já a sobremesa vai arrancar suspiros com a Torta Caribe, feita com bombons da Garoto.

Nesta edição, a delegação do Senac-ES é composta pela Sous Chef de Cozinha, Ádila Vitória; os Instrutores de Cozinha, Kleber Lopes e Mariana Salim; a Confeiteira, Érica Coelho; a Maître, Rozimar Oliveira; a Gerente de Alimentos e Bebidas, Karla Fraga e a Coordenadora de Educação Profissional do Hotel Escola Senac Ilha do Boi, Rosângela Surlo.

De acordo com a Sous Chef de Cozinha, Ádila Vitória, a participação no evento é motivo de orgulho. “É uma oportunidade de exaltar a riqueza da culinária capixaba, um verdadeiro tesouro de aromas, sabores e cultura. Este ano, estamos trazendo um diferencial que promete encantar ainda mais os paladares: o foco em pratos elaborados a partir de raízes nutritivas”, afirmou.

A Coordenadora de Educação Profissional, Rosângela Surlo, destaca o empenho da delegação capixaba. “Estou confiante de que, com a dedicação e paixão da nossa equipe, faremos deste evento um marco inesquecível, celebrando o melhor da nossa gastronomia e compartilhando com todos um pouco do que faz o Espírito Santo tão especial.”, ressaltou.

O Projeto é uma iniciativa do Senac Nacional, que convoca as diretorias regionais para celebrar e difundir os sabores e tradições característicos de cada região. O evento acontece entre os dias 19 a 21 de março, em Brasília, e posteriormente nos dias 20 e 21 de agosto, no Rio de Janeiro. O Senac-ES assume mais uma vez o papel de embaixador da rica cultura capixaba e a representa no encontro nacional.

Por Sérgio Filho


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *