Prefeitos capixabas participam de capacitação técnica em Curitiba

Chegou o momento de realizar mais uma missão técnica do programa Cidade Empreendedora, realizado desde 2021 pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), com apoio do governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes). Aplicada em cada um dos 78 municípios capixabas, o objetivo da iniciativa é promover a melhoria do ambiente de negócios para as micro e pequenas empresas.

No ano passado, o 3º Ciclo Avaliativo do programa resultou no reconhecimento dos municípios com melhor desempenho no Índice de Capacidade de Estímulo ao Empreendedorismo (ICEE) da Gestão Pública Municipal.

“Os 30 municípios mais bem colocados nesse índice foram premiados com uma capacitação técnica de seus gestores no Smart City Expo Congress, maior evento de gestão pública inovadora do mundo. Os dez primeiros tiveram a oportunidade de participar do Smart City Barcelona, na Espanha, em novembro do ano passado. Agora, os outros 20 foram convidados a passarem pela capacitação no Smart City Curitiba”, explicou o gerente do programa Cidade Empreendedora, Eduardo Simões.

Nesta segunda-feira, 18, embarcam para Curitiba 16 dos 20 prefeitos convidados. São eles os chefes do executivo de Vitória, Presidente Kennedy, Alegre, Aracruz, Afonso Cláudio, Venda Nova do Imigrante, Mimoso do Sul, Vargem Alta, Fundão, Montanha, Piúma, Jerônimo Monteiro, Divino de São Lourenço, Boa Esperança, João Neiva e Ibiraçu. Os prefeitos de Serra, Iúna, São Mateus e Água Doce do Norte foram convidados, mas não poderão comparecer ao evento.

O Smart City acontece de 20 a 22 de março, mas neste dia 19, como pauta complementar, os prefeitos vão participar de Visitas Técnicas a diversos projetos de Curitiba para conhecer ações e estratégias pioneiras em inovação e empreendedorismo, além de modelos consolidados de governança e gestão pública.

“Essa participação estimula o engajamento dos prefeitos dos municípios com o programa, promovendo a atualização profissional, orientações técnicas, trocas e debates construtivos, com possiblidade de realização de networking, capaz de gerar parcerias futuras”, acrescentou Eduardo.

O evento vai reunir especialistas de todas as áreas para compartilhar ideias e soluções sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e seus cidadãos. O time de palestrantes inclui nomes de vários países da América Latina e os tópicos abordados incluem mudanças climáticas, governança, mobilidade, inovação e transformação digital.

Ano passado, durante o Smart City Barcelona, Curitiba foi eleita a cidade mais inteligente do mundo, prêmio concedido pela FIRA Barcelona, na cerimônia de reconhecimento dos projetos inscritos no evento realizado em novembro de 2023. A capital paranaense superou as finalistas Barranquilla (Colômbia), Izmir (Turquia), Makati (Filipinas), Cascais (Portugal) e Sunderland (Inglaterra) e foi a vencedora por apresentar programas e projetos consistentes de planejamento urbano, com grande impacto econômico, social e ambiental.

Por Érica Souza e Rogéria Gomes


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *