Apoio da Suzano fortalece trade turístico em Conceição da Barra

Praça do Cais de Conceição da Barra | Foto: Divulgação/PMCB

Acreditando no potencial turístico e cultural de Conceição da Barra, região norte do Espírito Santo, a Suzano tem apoiado as principais iniciativas do calendário turístico do município, com o intuito de impulsionar o desenvolvimento social e econômico da região. O apoio da empresa integra um esforço contínuo para fortalecer a riqueza cultural do município, impulsionando o turismo como uma das principais atividades econômicas locais.

A analista de Relações Corporativas da Suzano, Mônika Campagnaro Massuco, ressalta que a companhia vem contribuindo com o repasse de recursos financeiros destinados à promoção do turismo de lazer, durante a alta e baixa temporadas, e ao fortalecimento do trade turístico. “Estamos colaborando com a geração de renda, ajudando a fortalecer o comércio local, aumentar o número de empregos e a ocupação da rede hoteleira. A Suzano tem o compromisso de deixar um legado positivo nas regiões onde atua”, afirma ela.

Eventos tradicionais do município, como o Festival do Camarão, Festival da Moqueca – festa que conta com a preparação da maior moqueca do mundo – o Carnaval e o Encontro de Grupos Folclóricos, vem recebendo apoio da empresa.

Segundo o secretário de Turismo, Roberto Malacarne, “ao longo dos anos, a valorização do patrimônio cultural e o impulso ao turismo em Conceição da Barra têm se fortalecido, e este ano não é diferente. O Carnaval 2024, por exemplo, trouxe de volta a efervescência dos anos 90, com uma programação repleta de cantores de axé music e os tradicionais arrastões atrás do trio elétrico, que mobilizaram milhares de pessoas nos finais de semana”.

Já o presidente da Câmara de Vereadores de Conceição da Barra, Isaque Maia, lembra que a Suzano ajudou a criar condições para o município realizar neste ano umas das maiores festas da cultura popular do estado, com o Encontro de Grupos Folclóricos, promovido em janeiro. “O poder público precisa caminhar de mãos dadas com a iniciativa privada, e a Suzano entende o seu papel social. Vale lembrar que a empresa tem ajudado diversas associações do município com o fomento de projetos que visam a geração de renda para nossa população”, afirma.

A cozinheira Claudiane Silva de Roma, que é proprietária de uma petiscaria e restaurante em Conceição da Barra, resolveu empreender após participar do Festival do Camarão, há cerca de cinco anos. Hoje, com um restaurante próprio, ela considera importante o apoio da Suzano aos festivais gastronômicos do município.

“Comecei apenas com uma barraca no festival, vendendo risoles (um tipo de pastel), e tive a aprovação do público. Inclusive já ganhei o prêmio de melhor prato em uma das edições do evento, o que foi decisivo para eu decidir abrir um negócio próprio. É muito importante esse incentivo que a Suzano tem dado aos festivais de Conceição da Barra, porque os eventos dão um gás aos pequenos empreendedores e trazem visitantes para a cidade o ano todo”, ressalta Claudiane.

Claudiane Silva é proprietária da petiscaria e restaurante Rei do Baião | Foto: Divulgação

Já a presidente da Associação dos Artesãos de Conceição da Barra (Artbarra), Christiane Teixeira, lembra do apoio da Suzano aos projetos de fomento à produção artesanal no município, que também agregam ao trade turístico. “O artesanato é renda extra para muita gente, e é fundamental que os artesãos tenham para quem vender. É através dos eventos que o artesanato chega ao grande público e a Suzano tem contribuído, tanto com apoio a projetos de qualificação dos artesãos, quanto com apoio a festivais e eventos”, afirma.

Christiane Teixeira é presidente da Artbarra | Foto: Divulgação

Confira alguns dos principais eventos anuais de Conceição da Barra, e se programe para visitar a cidade:

  • Janeiro – Encontro de Grupos Folclóricos
  • Fevereiro – Carnaval, Jesus Verão na Barra
  • Julho – Festival da Moqueca, Pocar Festival de Cultura, Festival Nacional Forró de Itaúnas
  • Setembro – Festival Sabores de Itaúnas
  • Outubro – Festival do Camarão e Frutos do Mar
  • Novembro – Encontro de Motociclistas, Festa do Dia do Evangélico
  • Dezembro – Nossa Senhora da Conceição (Padroeira)
  • Dezembro/Janeiro – Réveillon

Por Edson Sodré | P6 Comunicação


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *