Suzano distribui equipamentos para horta entre agricultores familiares do norte do Espírito Santo

Entrega de equipamentos para horta na comunidade Dilô Barbosa | Foto: Divulgação

Mais de 40 famílias de agricultores de 13 comunidades rurais de São Mateus e Conceição da Barra, no norte do Espírito Santo, estão recebendo apoio técnico, equipamentos e materiais para a construção de hortas. A iniciativa, que teve início neste mês de março, é uma parceria da Suzano com as associações de produtores rurais da região.

O projeto conta com a distribuição de 44 kits de equipamentos para horta, adquiridos com recursos financeiros da Suzano, que incluem carrinhos de mão, telas sombrite, irrigadores, escoras de madeira, bandejas para mudas, telas de arame e catracas para esticar arame. O material será utilizado pelos produtores para a montagem e manutenção das estruturas das hortas.

No último dia 20, foi a vez da comunidade quilombola Dilô Barbosa, em São Mateus, receber os kits. O agricultor Charle Batista Nascimento comemorou a chegada dos materiais. “Tenho uma propriedade de 2 hectares, onde produzo principalmente café e pimenta. Agora, com a montagem da horta, vamos conseguir diversificar a produção e incrementar a renda da nossa família durante todo o ano”, afirma.

Agricultores receberam orientações em horta modelo

A consultora de Desenvolvimento Social da Suzano, Rafaela Satiro de Souza Cavalcanti, ressalta que as famílias beneficiadas pelo projeto tiveram um dia de campo em uma horta modelo, acompanhadas por um técnico agrícola, que repassou orientações sobre as técnicas adequadas de montagem das hortas e utilização dos equipamentos.

“O objetivo do projeto é impulsionar e fortalecer a agricultura familiar na região, por meio da distribuição dos kits e da orientação sobre o manejo de produção sustentável. A Suzano visa fortalecer o relacionamento com as comunidades vizinhas e estabelecer o diálogo de forma participativa, para construção de soluções conjuntas que gerem trabalho e renda, segurança e soberania alimentar”, afirma Rafaela.

A distribuição dos equipamentos continua ao longo da semana e a escolha das famílias beneficiadas foi feita através de critérios econômicos e da predisposição para o trabalho com hortaliças. Em São Mateus, o projeto atende agricultores de Nova Vista, Dilô Barbosa, São Domingos de Itauninhas e Liberdade. Já em Conceição da Barra, as comunidades atendidas são Roda D’água, Angelim 2, São Domingos, Córrego Grande, Córrego do Alexandre, Macuco, Córrego do Sertão, Córrego da Pixiba e Água Preta.

Por Edson Sodré


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *