Apicultores de Conceição da Barra realizam primeira entrega de mel para programa de aquisição de alimentos do Governo Federal

Entrega de mel no CRAS Quilombola de Conceição da Barra | Fotos: Divulgação

A Associação de Apicultores Barrense (AAPIB) realizou, na última quarta-feira (20), a primeira entrega de mel para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal. Ao todo, foram entregues 886 quilos do produto em bisnagas para duas entidades de Conceição da Barra, região norte do Espírito Santo: o Fundo Municipal de Assistência Social e a Associação Pestalozzi.

Esse é o primeiro contrato com o PAA desde a fundação da associação, há 10 anos. O edital prevê outras quatro entregas ao longo do ano, chegando a um total de 2.470 quilos de mel provenientes de 11 apicultores associados. Além do mel, a associação também entrega outros produtos da agricultura familiar, como frutas e legumes.

De acordo com o presidente da AAPIB, Marcílio Carvalho Santos, a conquista deve-se à parceria com a empresa Suzano, que contribuiu com investimentos para fomentar a atividade de apicultura em Conceição da Barra.

“A parceria com a Suzano começou em 2014, através do programa Colmeias. Desde então, nós tivemos aportes da empresa para manutenção e ampliação da Casa do Mel, apoio na produção e gestão, compra de insumos e na aquisição de uma máquina de sachês, que nos possibilitou fornecer sachês de 10g para o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), além de produzirmos também as bisnagas de 200g, 270g e 1,2kg para a comercialização em geral”, ressalta Marcílio.

A coordenadora municipal do PAA e do CRAS Quilombola, Dineide Santana de Jesus Paixão, explica que o mel e outros produtos da agricultura familiar entregues pela AAPIB serão destinados aos quatro CRAs do município, e posteriormente entregues a 80 famílias que foram previamente identificadas.

“Fomentar a agricultura familiar é enriquecedor, tanto para os produtores rurais quanto para as famílias em estado de vulnerabilidade social que irão receber esses produtos. Estamos felizes com esse novo parceiro, que garantiu neste contrato a entrega de alimentos ao PAA por um ano. Vale ressaltar que, além do mel, estamos recebendo também outros alimentos como frutas e legumes”, explica Dineide.

Fundada em 7 de fevereiro de 2014, a Associação de Apicultores Barrense conta hoje com 17 produtores associados, incluindo pequenos agricultores de comunidades quilombolas e de assentamentos rurais.

Para a consultora de Desenvolvimento Social da Suzano, Rafaela Satiro de Souza Cavalcanti, o apoio às associações de produção rural faz parte das iniciativas da empresa que visam reduzir as desigualdades sociais. “A Suzano quer fortalecer o relacionamento com as comunidades vizinhas e estabelecer o diálogo de forma participativa, para construção de soluções conjuntas que gerem trabalho e renda, segurança e soberania alimentar”, afirma.

Por Edson Sodré | P6 Comunicação


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *