Egressos da Estácio compartilham experiências transformadoras

Ensino superior contribui para o a formação de cidadãos mais conscientes | Foto: Imagem ilustrativa

Comemorado anualmente em 28 de abril, o Dia da Educação, foi instituído há 24 anos, durante o Fórum Mundial de Educação, na cidade de Dakar, no Senegal, quando líderes de 164 países, inclusive o Brasil, decidiram firmar o compromisso dessas nações com o desenvolvimento da educação até 2030. A data é um lembrete da relevância da educação para o progresso global e individual e reforça o poder dessa ferramenta como um elemento fundamental no desenvolvimento de uma sociedade.

A educação é instrumento de transformação pessoal, profissional e social, contribuindo não apenas para a empregabilidade, mas também para a construção da cidadania e o progresso da sociedade. Nesse contexto, o ensino superior desempenha um importante papel, oferecendo a oportunidade de aprofundar conhecimentos em diversas áreas e formar cidadãos capazes de enfrentar os desafios contemporâneos.

Um exemplo inspirador é o do advogado Denys Rangel Moraes, ex-aluno da Estácio. Ele concluiu em 2018 o curso de Direito e encontrou em sua formação uma ferramenta para promover mudanças significativas na sociedade, especialmente no que diz respeito ao apoio às pessoas com autismo.

“Os conhecimentos adquiridos durante o curso permitiram que um leque de opções se abrisse. Eu pude entender mais as coisas, as legislações, a organização social, e isso faz com que você pense e reflita mais vezes e mais profundamente sobre alguns aspectos da vida social, do cotidiano das pessoas”, conta ele.

Denys é presidente da Comissão Regional Sudeste de Direito dos Autistas, da Associação Brasileira de Advogados (ABA), e procurador voluntário da Associação de Amigos dos Autistas do Espírito Santo. Sua formação em Direito não apenas o capacitou tecnicamente, mas também o habilitou a atuar como agente de transformação na defesa dos direitos das pessoas com autismo.

Com formação em Pedagogia pela Estácio, entre outras graduações e especializações, Teresa Cristina Maté Calvo destaca a importância do ensino para a construção da sua identidade. “A educação é uma coisa extremamente importante na minha vida. Eu sou professora há 17 anos. Eu me vi professora já dentro de sala de aula, como uma aluna”.

A egressa possui uma vasta experiência em diversas áreas da educação, mas está sempre em busca de aprimoramento. “Eu não consigo parar de estudar. Eu estou sempre fazendo algum curso. Além disso, eu estimulo as pessoas a buscarem aperfeiçoamento”. Ela conta que a qualificação profissional por meio da educação resulta, inclusive, em ganhos financeiros. “A graduação, pós-graduação, o ensino em geral, não só aumentam as oportunidades de atuação profissional, como também contribuem para o reconhecimento e a valorização do salário. Novas oportunidades de emprego se abrem a partir das especializações”, compartilha Tereza.

Outro exemplo inspirador é o de Sátina Pimenta, que encontrou na educação uma oportunidade de realização pessoal e profissional. Aluna da primeira turma de Direito da Estácio Vitória, ela também cursou Psicologia e atua como professora, coordenadora de pesquisa e internacionalização, coordenadora de psicologia, e é responsável pelas avaliações vocacionais na instituição.

Para a professora, a educação é uma ferramenta poderosa para mudar vidas. “Mudar a vida das pessoas através da educação é muito gratificante. Recebo feedbacks disso de maneira muito constante. Tanto de alunos, quanto ex-alunos. E é muito gostoso ver como a educação consegue chegar nesse lugar de mudança não só do saber, mas da realidade de cada um”, complementa Sátina.

Por Rogéria Gomes | P6 Comunicação


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *