O processo de emissão de Identidades (RG) foi normalizado no Espírito Santo, de acordo com a Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC) do Estado. Os documentos, que estavam pendentes, já estão sendo entregues na Casa do Cidadão, localizada no Shopping PátioMix, no bairro Movelar. Na última semana, aproximadamente 5 mil documentos prontos foram disponibilizados na unidade.
De acordo com o perito oficial criminal, responsável pelo Setor de Identificação da Polícia Civil de Linhares, José Luiz Rosa Filho, para retirar a Identidade já feita, é obrigatório a apresentação do protocolo (que é entregue no ato da emissão do RG). “Na ausência do mesmo, somente o titular para retirar o documento”, diz.
Durante o período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o atendimento é feito a um cidadão por vez. Todas as medidas sanitárias de prevenção a propagação da doença foram adotadas pelo Setor. O cidadão que comparecer à unidade deve estar obrigatoriamente de máscara e manter distância mínima de 1,5 metro.
“Estamos com um fluxo de atendimento bem intenso, em torno de 200 a 300 atendimentos diários, para solicitação de serviços como confecção e retirada de Identidade, solicitação dos Antecedentes Criminais da Polícia Civil e informações. Nós também atendemos os municípios de Rio Bananal, Sooretama, Jaguaré e parte de Aracruz (Jacupemba) e, às vezes São Mateus e Vila Valério”, informa José Luiz Rosa Filho.
O atendimento ao público é realizado de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas. Mais informações pelo telefone (27) 3373 5929.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA EMISSÃO DO RG:
1 ª via de Identidade no Estado do Espírito Santo
- – Certidão Original em ótimo estado de conservação (ou cópia autenticada em tamanho padrão). Obs.: Certidão rasgada ou rasurada não é aceita;
- – 01 foto 3×4 recente;
- – CPF (opcional);
- – Comprovante de residência.
2ª via de Identidade no Estado do Espírito Santo
- – Certidão original em ótimo estado de conservação (ou cópia autenticada em tamanho padrão). Obs.: Certidão rasgada ou rasurada não é aceita;
- – 01 foto 3×4 recente;
- – CPF e RG;
- – Em caso de perca, furto ou extravio da identidade, é obrigatório o Boletim de Ocorrência;
- – Carteira de trabalho ou contracheque como comprovante de renda para solicitar a isenção da taxa, em caso de renda inferior a três salários mínimos;
- – Em caso de renda superior a três salários mínimos, pagar a taxa de 2ª via de emissão da carteira de identidade no valor de R$ 59,64, cuja DUA está disponível no site http://e-dua.sefaz.es.gov.br/; apresentar o comprovante de pagamento mais a DUA impressa na hora de emitir o documento (pagamento em qualquer agência bancária ou casa lotérica). Obs.: O Setor não recebe pagamentos.
Renovação de Identidade Provisória (que possuem data de validade embaixo da foto)
- – Certidão Original em ótimo estado de conservação (ou cópia autenticada em tamanho padrão). Obs.: Certidão rasgada ou rasurada não é aceita;
- – 01 foto 3×4 recente;
- – Comprovante de residência;
- – Identidade vencida;
- – Em caso de perda, furto ou extravio da identidade, é obrigatório o Boletim de Ocorrência.
Por Ívna Ferreira
Últimas notícias
- Comitiva da SDE visita Polo Plástico em Camaçari para reunião estratégica
- 179 vagas para cursos técnicos gratuitos na modalidade EAD em todo o Espírito Santo
- Expectativa de vida ao nascer no Brasil sobe para 76,4 anos em 2023
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.