Emissão de Identidade é normalizada no Estado; solicitações em Linhares devem ser feitas na Casa do Cidadão

Na última semana, aproximadamente 5 mil documentos prontos foram disponibilizados na unidade | Foto: Felipe Tozatto/Secom

O processo de emissão de Identidades (RG) foi normalizado no Espírito Santo, de acordo com a Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC) do Estado. Os documentos, que estavam pendentes, já estão sendo entregues na Casa do Cidadão, localizada no Shopping PátioMix, no bairro Movelar. Na última semana, aproximadamente 5 mil documentos prontos foram disponibilizados na unidade.

De acordo com o perito oficial criminal, responsável pelo Setor de Identificação da Polícia Civil de Linhares, José Luiz Rosa Filho, para retirar a Identidade já feita, é obrigatório a apresentação do protocolo (que é entregue no ato da emissão do RG). “Na ausência do mesmo, somente o titular para retirar o documento”, diz.

Durante o período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o atendimento é feito a um cidadão por vez. Todas as medidas sanitárias de prevenção a propagação da doença foram adotadas pelo Setor. O cidadão que comparecer à unidade deve estar obrigatoriamente de máscara e manter distância mínima de 1,5 metro.

“Estamos com um fluxo de atendimento bem intenso, em torno de 200 a 300 atendimentos diários, para solicitação de serviços como confecção e retirada de Identidade, solicitação dos Antecedentes Criminais da Polícia Civil e informações. Nós também atendemos os municípios de Rio Bananal, Sooretama, Jaguaré e parte de Aracruz (Jacupemba) e, às vezes São Mateus e Vila Valério”, informa José Luiz Rosa Filho.

O atendimento ao público é realizado de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas. Mais informações pelo telefone (27) 3373 5929.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA EMISSÃO DO RG:

1 ª via de Identidade no Estado do Espírito Santo

  • – Certidão Original em ótimo estado de conservação (ou cópia autenticada em tamanho padrão). Obs.: Certidão rasgada ou rasurada não é aceita;
  • – 01 foto 3×4 recente;
  • – CPF (opcional);
  • – Comprovante de residência.

2ª via de Identidade no Estado do Espírito Santo

  • – Certidão original em ótimo estado de conservação (ou cópia autenticada em tamanho padrão). Obs.: Certidão rasgada ou rasurada não é aceita;
  • – 01 foto 3×4 recente;
  • – CPF e RG;
  • – Em caso de perca, furto ou extravio da identidade, é obrigatório o Boletim de Ocorrência;
  • – Carteira de trabalho ou contracheque como comprovante de renda para solicitar a isenção da taxa, em caso de renda inferior a três salários mínimos;
  • – Em caso de renda superior a três salários mínimos, pagar a taxa de 2ª via de emissão da carteira de identidade no valor de R$ 59,64, cuja DUA está disponível no site http://e-dua.sefaz.es.gov.br/; apresentar o comprovante de pagamento mais a DUA impressa na hora de emitir o documento (pagamento em qualquer agência bancária ou casa lotérica). Obs.: O Setor não recebe pagamentos.

Renovação de Identidade Provisória (que possuem data de validade embaixo da foto)

  • – Certidão Original em ótimo estado de conservação (ou cópia autenticada em tamanho padrão). Obs.: Certidão rasgada ou rasurada não é aceita;
  • – 01 foto 3×4 recente;
  • – Comprovante de residência;
  • – Identidade vencida;
  • – Em caso de perda, furto ou extravio da identidade, é obrigatório o Boletim de Ocorrência.

Por Ívna Ferreira

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