O primeiro dia da campanha de recolhimento de embalagens de agrotóxicos resultou no recebimento de 633 unidades de recipientes de insumos e defensivos agrícolas nas localidades de Japira e São Rafael. Ao todo, 26 produtores rurais passaram pelos pontos de apoio montados pela secretaria de agricultura de Linhares, numa parceria entre a Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuário do Espírito Santo (Assoagres) e do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV). A próxima parada será no dia 1º de agosto no Farias e Guaxe.
A ação faz parte do Plano Municipal Agropecuário – Plano Agro e visa facilitar a entrega dos recipientes para que não seja necessário o deslocamento do produtor até a sede da Assoagres. “Este ano, damos continuidade às ações do calendário que foi implantado no ano passado pela prefeitura. Vemos a necessidade desta ação e que o produtor já começou a se habituar à campanha, se organizando para a entrega das embalagens que a sua não devolução também implica em multa”, disse o secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot.
No dia 1º de agosto é a vez dos produtores do Farias se dirigirem à sede da Associação de Pequenos Produtores Rurais do Córrego do Farias (Aprucof) e os do Guaxe se deslocar ao galpão do Zé Belizário. Antes, os produtores só podiam devolver aos pontos de coleta as embalagens com a tríplice lavagem (recipiente lavado três vezes com água) e as que estivessem furadas. O ideal ainda é entregar lavadas, porém, agora, as embalagens que não estiverem lavadas e as que possuem restos de produtos estocados no vasilhame ou vencidos também serão recolhidas. Nos pontos de coleta serão recebidas embalagens flexíveis (plásticas) e caixas de papelão.
No ano passado, foram realizadas cinco ações itinerantes e recolhidas mais de 4,5 mil embalagens, totalizando um pouco mais de 2,5 toneladas.
Confira as próximas paradas:
1º de agosto:
– Farias – Sede da APRUCOF ;
– Guaxe – Galpão do Zé Belizário.
3 de dezembro:
– Desengano – Galpão do Geraldo Himbert.
Texto: Valda Ravani.