O cavaquinhista e compositor baiano Washington Oliveira lança, no dia 9, o clipe Choro Feliz, no seu canal oficial na plataforma YouTube. O single é uma das faixas de Paixão Pelo Choro, álbum de estreia do músico, em fase de produção. Com direção do maestro e produtor Rafael Galeffi, o projeto conta com o apoio oficial do Coletivo Tia Marieta Samba.
A colaboração por parte do público também está aberta e disponível pela plataforma Apoia.se, em campanha de financiamento coletivo que irá até o final do mês, no endereço apoia.se/washingtonoliveira.
Paixão Pelo Choro, que integra o produto final do mestrado de Washington em Interpretação Musical – Música Popular, pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), traz sete músicas autorais, algumas delas em parceria com Thiago Sampaio, que divide com ele o Choro Feliz. Completa o disco uma releitura da música Pedacinhos do Céu, do mestre Waldir Azevedo.
“No meu trabalho autoral, faço uma referência ao choro tradicional, inspirado em nomes como o próprio Waldir, Jacob do Bandolim, Pixinguinha, Altamiro Carrilho, dentre outros”, destaca Washington, que é professor de música e já atuou em grupos instrumentais como Gente do Choro, Os Ingênuos, Choro Brasil e tocou com artistas como Mariene de Castro, Carlinhos Brown e o grupo Terra Samba.
Para a gravação do single, o cavaquinhista contou com profissionais de primeira linha do choro e da música instrumental: Eduardo Brandão, no violão de sete cordas, Ênio Bernardes, no pandeiro, Eduardo Santos, na flauta, Elielson Amorim, no acordeon, Roberto Neves, no violão, e Thiago Sampaio, no contrabaixo.
“O choro é tradição, é música autenticamente brasileira.” (Washigton Oliveira)
“Está sendo uma experiência incrível produzir choro autoral em alto nível na Bahia” (Rafael Galeffi)
Formação
Washington Oliveira, cavaquinista e compositor, natural de Salvador, teve sua iniciação musical de forma autodidata através do violão e cavaquinho.
Estudou harmonia e improvisação com o renomado músico Mou Brasil; harmonia, com o maestro Bira Marques; fez o curso Universo Percussivo Baiano, com o maestro Letieres Leite; e prática de choro, na Escola Portátil de Choro (RJ), onde fez prática de cavaquinho com a ilustre cavaquinhista Luciana Rabello. Fez ainda prática de cavaquinho no Festival de Choro em BH (Femusa) e percepção e harmonia, no Centro Musical Ian Guest no RJ (Cigan).
Formado em Licenciatura em Música, com habilitação em violão pela Universidade Católica do Salvador (Ucsal), finalizou o bacharelado em Cavaquinho pela UFRJ. Atualmente, é mestrando em Práticas Interpretativas pela Ufba.
Por Rafael Galeffi
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.
Últimas notícias
- Comitiva da SDE visita Polo Plástico em Camaçari para reunião estratégica
- 179 vagas para cursos técnicos gratuitos na modalidade EAD em todo o Espírito Santo
- Expectativa de vida ao nascer no Brasil sobe para 76,4 anos em 2023