
Em alusão ao Dia do Consumidor, celebrado nesta quarta-feira, dia 15 de março, o Procon de Linhares, região norte do Espírito Santo, órgão vinculado à secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social, divulgou o ranking das empresas com mais reclamações entre o período de 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2022, por meio do Cadastro Municipal de Reclamações Fundamentadas.
De acordo com o órgão, nesse período foram realizados 4.543 atendimentos aos consumidores no Município. Desse total, 175 reclamações foram registradas como fundamentadas. Conforme o documento, Assuntos Financeiros continuam liderando o ranking de reclamações, com 52 %, ou seja, 8,7 % a mais que em 2021, quando o setor financeiro foi o campeão de reclamações.
Além das empresas de serviços financeiros, instituições bancárias, empresas de telecomunicações, administradoras de consórcios, grandes lojas de comércio a varejo e de departamento também aparecem na lista do Cadastro Municipal de Reclamações Fundamentadas relativo ao período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2022.
O diretor do Procon de Linhares, Geraldo Roza, reforça que, com a divulgação anual dos rankings, o órgão presta serviço aos consumidores para que avaliem os riscos ao contratar os serviços ou adquirir produtos de uma determinada empresa.
“A partir dos dados, é possível levar ao conhecimento público quantos atendimentos e qual a representatividade disto na estatística do órgão. Por outro lado, as empresas têm a oportunidade de detectar os problemas mais comuns e rever a qualidade de seus serviços e produtos ofertados, para que sua credibilidade não seja afetada”, explicou o diretor.
Do total de 4.543 atendimentos realizados no ano passado, 52% eram referentes a assuntos financeiros e 16% eram voltados a serviços essenciais (abastecimento de água, distribuição de energia, etc.). Já em 2021, o órgão realizou 4.627 atendimentos aos consumidores.
A lista com o ranking de empresas mais reclamadas em 2022 está disponível no site da Prefeitura de Linhares, em: www.linhares.es.gov.br.
Por Julimar Rampinelli
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário