Andrezza Santos mescla música e contação de histórias em novo show

Andrezza Santos em cena de ‘Baianár’ | Foto: Tássio Tavares / Abajur Soluções

O mais recente espetáculo da cantora Andrezza Santos, a contação musical ‘Baianár’, tem sessão gratuita hoje (01/12), no Centro de Cultura João Gilberto. A apresentação, que começa às 20h, mistura histórias pessoais da artista com memórias sobre sua família baiana.

No repertório, Andrezza traz canções autorais e composições de artistas baianas. “A proposta é saudar e reverenciar mulheres compositoras e ‘cantautoras’. Tentamos contemplar algumas mulheres do Vale do São Francisco, como também do estado. A intenção é convidar e provocar o público a consumir músicas feitas por mulheres”, diz a cantora.

‘Baianár’ tem direção de Adriano Alves e produção da Pipa Produções em parceria com a Rouxinol Produções. A iluminação é assinada por Ramon Souza e DJ Werson fez a edição de vídeos. A produção executiva é de Nilzete Miranda. Na equipe técnica, ainda consta Cristiano Rosseto na sonorização e José Carlos nos equipamentos de luz, além de Irlany Maria, Roberto Carlos e Leonardo Teixeira no apoio técnico.

Antes da apresentação aberta à comunidade, Andrezza Santos realizou uma temporada de apresentações de ‘Baianár’ em escolas da rede estadual de ensino em Juazeiro (BA). Foram três sessões, entre 28 e 30/11, ocupando as instituições de ensino com música e reflexões sobre a cultura baiana.

Os alunos do Centro Estadual de Ensino Técnico Norte Baiano, o Ceep de Juazeiro, assistiram ao espetáculo ontem (30). “Eu me senti tocada e agraciada por esse momento de arte aqui na nossa escola. Nossos alunos gostaram e se encontraram, pois na música nós vimos nossa vida como ela é. Eu senti como se ela trouxesse para nossa realidade”, diz a vice-gestora Jane Gomes do Nascimento, vice-gestora, 53.

Esse foi o segundo projeto do Diálogos Artísticos do Bicentenário da Independência na Bahia que a instituição recebeu.  “Eu acredito que a cultura, a música e o esporte refletem positivamente na vida do aluno e que a gente deveria incentivar mais isso. Se isso se tornar mais frequente, eu tenho certeza isso vai contribuir muito no aprendizado e na vida dos alunos”, afirma a assistente administrativo Mony Kit da Silva, 40.

O projeto foi contemplado pelo edital Diálogos Artísticos – Bicentenário da Independência na Bahia e tem apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade vinculada à Secretaria de Cultura (Funceb/SecultBa).

Andrezza Santos iniciou sua carreira aos 13 anos e desde então vem construindo seu trabalho autoral através da mistura de elementos musicais que passeiam entre a Música Popular Brasileira e o experimentalismo eletrônico. Cursou violão e canto popular, já dividiu o palco com cantores como Verônica Ferriani, Paulo Neto, Zezé Motta e Danilo Caymmi. Acumula participações e prêmios em festivais de música pelo Brasil. Em 2019 lançou seu primeiro álbum, “Alto Lá”, que aborda sobre o despertar, a liberdade e o empoderamento feminino. O segundo, “Eutrópica”, foi em 2022.

Por Adriano Alves


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *