Nota de Esclarecimento

A Suzano é parte integrante da comunidade do Norte do ES e tem como um dos seus direcionadores “Gerar e Compartilhar Valor”, mantendo canais de diálogo abertos e constantes com todos os seus públicos de interesse.

Por isso, vem a público esclarecer os fatos que evolveram a abordagem e prisão de uma pessoa na comunidade de Nova Vista, em São Mateus (ES), no dia 28 de novembro de 2023.

  • A empresa informa que não faz uso de violência ou compactua com essa prática pelas equipes de vigilância patrimonial que atuam nas áreas pertencentes à companhia.
  • Esclarece que os profissionais contratados para essa atividade são treinados e orientados para adotarem sempre uma abordagem educativa, orientativa e jamais agressiva.
  • Não usam armas de fogo e tem como premissa o acionamento das autoridades policiais competentes para tratamento de qualquer conduta criminosa. Os times de vigilância são equipados com bodycam (câmera corporais), assim como os veículos que realizam as rondas, o que permite a filmagem das operações atividades pela Central de Monitoramento da empresa.
  • Informa que, no dia da ocorrência, já havia sido realizada uma primeira abordagem no período da manhã, quando foi identificado o cercamento de um espaço particular – de propriedade da empresa – que impedia o trânsito de veículos, inclusive as brigadas de incêndio que vem contribuindo com o combate às queimadas na região.
  • A região sofre com o aumento significativo de incêndios, potencializados pela onda de calor, mas com fortes indícios de ação criminosa. No período de 27 a 29 de novembro, foram ao menos 17 focos, atingindo entre áreas de plantio e de preservação ambiental.
  • A empresa reitera que realizou ação de desforço imediato, ou seja retomada de posse imediata após a perda, com a presença da Polícia Militar, um padrão para qualquer situação similar identificada em suas áreas e em acordo com a lei.
  • Na noite da mesma data, o monitoramento preventivo de Inteligência Patrimonial da Suzano identificou um novo foco de incêndio em áreas da companhia e a equipe responsável por atender a ocorrência foi impedida por um grupo de pessoas de realizar o combate às chamas.
  • Também houve a constatação de que uma delas ateava fogo em talhão florestal, respondendo com agressividade e ameaçando os colaboradores com o uso de arma branca e pedras.
  • Apesar de estar à distância, a equipe da Suzano continuou a ser hostilizada e sofreu com uma tentativa de agressão, presenciada pelas autoridades policiais que chegavam ao local naquele momento e realizaram a abordagem e condução do suspeito.
  • O autor das ameaças tem histórico em ações contra o patrimônio da empresa, tendo sido conduzido em outra oportunidade para a delegacia devido à ação semelhante.
  • Já com relação à suposta agressão da guarda canina, as evidências demonstram que o cão, que tem objetivo de resguardar a integridade física do vigilante condutor, foi incitado e provocado pelo suspeito.

A companhia tem atuado de forma colaborativa com as autoridades, se colocando à disposição e oferecendo todas as informações que dispõe no tratamento dessa e de outras ocorrências similares, que colocam em risco a sociedade.

Destaca ainda a relevância de sua presença nas regiões onde atua, assim como a importância e os direitos legalmente constituídos das comunidades tradicionais. Esse relacionamento é direcionado por sua Política de Relacionamento com Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais.

Para isso, busca manter uma relação pautada no contato aberto, frequente e transparente, de maneira amigável e equilibrada. Especificamente no norte do Espírito Santo e na região de Nova Vista, mantém relacionamento constante com as lideranças da associação comunitária dessa comunidade e com as comunidades quilombolas vizinhas, que também tem se mobilizado contra os incêndios criminosos na região.

Além disso, desde 2022 vem intensificando os investimentos junto a comunidades quilombolas nas frentes de formação profissional e valorização da juventude local no norte do ES, oferecendo mais de 300 vagas voltadas a esse público, com foco no acesso ao mercado de trabalho e empreendedorismo local.

Da mesma forma, informa que situações que porventura estejam desalinhadas com às melhores práticas previstas em sua política de relacionamento com comunidades tradicionais – tanto em casos suspeitos quanto denúncias – são alvo de análise minuciosa, sem exceção.

Para isso, a companhia estimula seus públicos de relacionamento a acioná-la por meio de canais de comunicação permanentemente abertos para envio de dúvidas, sugestões ou busca de informações sobre quaisquer temas que julgarem relevantes, permanecendo à disposição.

Seguimos juntos e juntas, alinhados ao propósito de renovar a vida a partir da árvore.


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *