Educação | ES
Projeto está sendo realizado em associação indígena no município de Aracruz (ES)

A estudante Lauriene Pereira, de 22 anos, é uma das 16 matriculadas no Curso de Manicure e Pedicure ofertado pelo Senac-ES. A qualificação é fruto de uma parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEMDE) de Aracruz e está sendo realizada na Associação Indígena Tupiniquim e Guarani (AITG), localizada no bairro Caieiras Velhas, no litoral norte do Espírito Santo. O curso tem carga horária de 160 horas e a conclusão prevista para fevereiro de 2024.
Na sala de aula foi o primeiro contato dela com o Senac-ES. “Fiquei surpresa com a qualidade do conteúdo. O modo de ensino é bastante elevado e eficaz para a profissão que eu quero”, explica a estudante. Ela enxergou na área da beleza uma oportunidade para empreender. “Quero conquistar experiência nesse ramo e me tornar empreendedora. Falta muito disso aqui nas comunidades indígenas”, disse.


Segundo a Analista de Educação Profissional do Senac-ES, Yasmin Cardoso, a iniciativa oferta mais que uma oportunidade. “A qualificação não apenas oferece habilidades práticas essenciais, mas também fortalece a autoestima e o empoderamento das alunas, abrindo portas para oportunidades de trabalho e empreendedorismo”, afirma.
Já a Gerente de Educação Profissional do Senac-ES em Aracruz e Linhares, Tatiane dos Santos, destaca o protagonismo da parceria. “Essa ação destaca o papel transformador da educação profissional e a importância de parcerias estratégicas entre instituições educacionais e órgãos governamentais para promover a inclusão e a preservação da identidade cultural desses povos”, ressalta.
Por Sérgio Filho
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário