Maior congresso de pesquisa florestal do mundo deverá reunir 3 mil pessoas em Curitiba

Evento será realizado entre 29 de setembro e 5 de outubro. A programação será divulgada em agosto pela ministra Tereza Cristina
Programação do maior congresso de pesquisa florestal do mundo será divulgada em agosto. Foto: Divulgação.

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) vai apresentar no próximo dia 6 de agosto a programação completa do Congresso da União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal (Iufro, na sigla em inglês), o maior evento de pesquisa florestal do mundo. Cerca de três mil pesquisadores da área florestal de mais de 100 países são esperados em Curitiba, em setembro. O congresso é organizado pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e pela Embrapa.

Com o tema “Pesquisa Florestal e Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável”, essa será a primeira vez que o congresso ocorre na América Latina. Entre 29 de setembro e 5 de outubro, serão realizadas 180 sessões técnicas e apresentados 4,1 mil resumos. “Teremos uma variedade muito grande de pesquisas. O Brasil tem muitas florestas, é importante esses pesquisadores conhecerem o que a gente faz. É uma oportunidade muito grande de fazer uma conexão sobre florestas na área científica”, afirma Joberto Veloso de Freitas, presidente do comitê organizador e diretor de pesquisa e informações florestais do SFB.

Além da apresentação das pesquisas, serão conduzidos 20 eventos paralelos e dias de campo. O Iufro contará, também, com uma área para 150 estandes, onde será instalado o Espaço Brasil, com 500 metros quadrados e que irá expor para os participantes as iniciativas em curso e a agenda estratégica do país para o desenvolvimento da pesquisa e economia florestais.

Veloso destaca que nesse espaço será possível mostrar que “o Brasil tem políticas que são boas. O Cadastro Ambiental Rural, o inventário florestal, 10 milhões de hectares de florestas plantadas, que são competitivas. São coisas que o mundo todo gostaria de ter”.

Segundo os organizadores, 2.077 inscrições já foram pagas e 1.597 resumos aprovados. As inscrições podem ser feitas pelo site até um dia antes do início do evento. Os valores variam conforme a categoria do participante.

Programação
Nesta edição, os temas são: Florestas para as pessoas; Florestas e mudanças climáticas; florestas e produtos florestais para um futuro mais verde; Biodiversidade, serviços ambientais e invasões biológicas e; Florestas, interações com solo e água.

A parte científica será composta de palestras, sessões, apresentação de trabalhos e excursões técnicas no Paraná. O evento conta ainda com feira/exposição, ações de divulgação científica para público urbano e jantar de gala.

Iufro
Criada em 1892, a Iufro é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que funciona como uma rede de cooperação em ciências florestais, reunindo mais de 15 mil cientistas em quase 700 organizações de 126 países. O Congresso Mundial da Iufro é realizado a cada quatro ou cinco anos.

O Brasil concorreu com outros oito candidatos para sediar esta edição do Iufro. Para Veloso, a realização aqui irá beneficiar também países vizinhos. “Ganhamos porque somos uma região de grande importância em termo de florestas no âmbito global. Não só o Brasil, mas a América Latina. O congresso aqui será positivo para a região”, disse. O local do evento em Curitiba será no Expo Unimed.

Com informações do MAPA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *