CartãoGV: Bilhete Único Metropolitano é lançado por Renato Casagrande

Para o governador do Estado, Renato Casagrande, o lançamento do CartãoGV é mais uma etapa para que a Região Metropolitana tenha um sistema verdadeiramente integrado. Fotos: Hélio Filho.

Um único cartão para acessar vários serviços. Este é o objetivo do Bilhete Único Metropolitano, o CartãoGV, apresentado nesta quarta-feira (31) em solenidade no Palácio Anchieta, em Vitória. Com tecnologia antifraude e outras vantagens, o CartãoGV será aceito no sistema Transcol, a partir desta quinta-feira (01), e nos sistemas municipais a partir do dia 01 de setembro.

Os usuários do Transcol que realizaram o processo de migração já contam com as vantagens do Bilhete Único. O mesmo se aplica aos cartões dos sistemas de Vitória (verdinhos) e de Vila Velha (Sanremo) depois de feita a migração.

Outra novidade é a ampliação do número de pontos de venda e de recarga. Até o momento, somente era possível adquirir um cartão ou efetuar a recarga em um dos cinco postos do GVBus. A partir desta quinta-feira (1º), serão mais 50 pontos de recarga. Em breve, também estará disponível a recarga pelo site e aplicativo.

Para o governador do Estado, Renato Casagrande, o lançamento do CartãoGV é mais uma etapa para que a Região Metropolitana tenha um sistema verdadeiramente integrado: “É mais um passo que estamos dando na melhoria do transporte coletivo em nosso Estado. A tecnologia deste cartão nos permite usar no Transcol, a partir de setembro, e daqui a pouco nos sistemas municipais. Quando o Aquaviário estiver funcionando também será utilizado e se as prefeituras quiserem incorporar nas bicicletas e nos patinetes também poderão”, destacou.

O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, durante sua fala, apresentou as etapas de implantação do CartãoGV e fez um balanço das ações da Secretaria em prol do transporte coletivo desde o início desta gestão.

“São muitas ações e cada uma delas representa um passo importante para que possamos melhorar de fato a mobilidade metropolitana. Somente no transporte público, melhoramos a tecnologia, estamos renovando a frota, melhorando e ampliando a rede de acesso ao CartãoGV, entre outras. O uso do Bilhete Único possibilita a integração e isso representa economia para o cidadão, traz mais agilidade no embarque e mais segurança, pois tira o dinheiro a bordo”, explicou o secretário.

Também presente ao evento, o diretor-presidente da Companhia de Transportes de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb-ES), Raphael Trés, destacou as facilidades do novo cartão: “O Cartão GV valoriza a mobilidade urbana e facilita para o usuário que, em breve, terá a integração dos sistemas municipais de Vitória e Vila Velha ao Sistema Transcol”, disse.

Integração

A implantação do Bilhete Único começou em maio deste ano, com a mudança de tecnologia utilizada na Bilhetagem Eletrônica do Sistema Transcol por uma mais moderna. No momento, os veículos que operam nas linhas municipais estão realizando o mesmo processo.

A próxima etapa é permitir a integração dos cartões. A partir de 01/09, o CartãoGV e os cartões antigos do Transcol podem ser usados para embarcar nos coletivos municipais e vice-versa. A integração tarifária entre os sistemas Transcol e municipais deve ocorrer no início de 2020.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Governo do ES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *