Projeto Café e Cultura chega à comunidade de Desengano nesta sexta-feira (9)

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, durante o evento do Projeto na comunidade da Japira. Fotos: Secom/PML.

Na próxima sexta-feira (9) é a vez dos moradores de Desengano receberem na quadra de esportes da localidade os serviços do “Projeto Café e Cultura”. Na programação, ações culturais, de saúde, assistência social e palestras de incentivo para uma produção de café Conilon com mais qualidade e descarte correto das embalagens de defensivos agrícolas. O evento terá início às 15 horas e faz parte do Programa Municipal de Qualidade de Café Conilon, da Secretaria Municipal de Agricultura de Linhares.

Na quadra de esportes os moradores vão encontrar o ônibus do Naps estacionado, oferecendo serviços como teste de glicemia, aferição de pressão, testes rápidos de HIV, Hepatite B e C e sífilis, teste de Índice de Massa Corporal (IMC), que avalia o peso ideal da pessoa, e receberá orientação nutricional. Paralelo a isso, haverá espaço de lazer para crianças, oficinas de artesanato, Aula Show “Culinária com Café”, além de cadastramento e atualização do Bolsa Família, CadÚnico, atendimento com pedagogos, psicólogos e assistente social.

E vai ter muita informação também nas duas palestras que serão ministradas. Às 17h, o engenheiro agrônomo e diretor de Agricultura e Aquicultura, Rafael Breda Buffon vai abordar o tema “Qualidade do café para melhorar rendimento e agregar valor”. Às 17h30 a chefe da Divisão de Educação Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais de Linhares, Aline Fernandes de Jesus vai falar sobre “Devolução de embalagens vazias de defensivos agrícolas”.

“As três primeiras edições foram um sucesso e tivemos uma boa aceitação das comunidades com os serviços que são ofertados no projeto. Além disso, essa é uma oportunidade de promover a integração entre as famílias e a cultura do café, principal atividade econômica no nosso município”, disse o secretário de Agricultura, Franco Fiorot.

A comunidade também terá um espaço para expor e comercializar seus produtos na “Feira de produtos regionais”, como biscoitos, pães, massas em geral, doces, dentre outros. Para fechar a programação haverá atrações culturais.

O Projeto Café e Cultura conta com apoio das secretarias municipais de Cultura, Turismo e Esporte e Lazer, Assistência Social e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais, e parceria da Syngenta, Sebrae, Sicoob, Fimag, Nescafé, Casa do Adubo e Incaper.

Programação completa:

  • 15h às 18h30 – Atendimento do Naps / Espaço de lazer para crianças e oficinas de artesanato / Feira de produtos regionais.
  • 16h30 – Aula Show – Culinária com café;
  • 17h00 – Palestra “Devolução de embalagens vazias de defensivos agrícolas”;
  • 17h30 – Palestra “Qualidade do café para melhorar rendimento e agregar valor”;
  • 18h00 – Atração cultural.

Confira os próximos encontros:

  • 30/08 – Baixo Quartel – Quadra de Esportes;
  • 13/09 – Farias/Guaxe – Quadra de Esportes;
  • 20/09 – São Rafael – Associação ao lado do campo.

Por Valda Ravani.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *