Linhares capacita servidores para atuar com produtos de origem animal na agroindústria

O evento foi realizado para orientar o trabalho de inspeção sanitária de produtos de origem animal com foco nas agroindústrias de pequeno porte. Fotos: Secom/PML.

Profissionais do Serviço de Inspeção de Linhares (S.I.M.) participaram da 3ª capacitação “S.I.M. – SUSAF/ES”. O evento foi realizado para orientar o trabalho de inspeção sanitária de produtos de origem animal com foco nas agroindústrias de pequeno porte. A capacitação aconteceu no Sebrae, em Vitória, entre os dias 5 e 8 de agosto e reuniu servidores que atuam nos Sims de todo o Espírito Santo.

A capacitação abordou temas relacionados às Noções de Produção e Inspeção em Agroindústrias de Mel e Derivados; Análises Laboratoriais Não-Conformes em Produtos de Origem Animal; Potabilidade da Água na Indústria de Alimentos; Higienização na Agroindústria de Produtos de Origem Animal; Programas de Autocontrole, Microrganismos Deterioradores, Patogênicos e Benéficos dos Alimentos; dentre outros. Também foi abordado sobre o decreto do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf), alterado em 2018.

A capacitação reuniu aproximadamente 70 profissionais entre médicos-veterinários e integrantes do Sim de 35 cidades. “Foi um encontro muito importante para aperfeiçoarmos nossas habilidades e melhorar o desempenho nos serviços prestados aos estabelecimentos de origem animal registrados no S.I.M e aos consumidores de seus produtos, por meio da garantia da qualidade higiênico-sanitária dos mesmos e padronização dos procedimentos adotados para a realização das fiscalizações, e orientação ao produtor junto ao Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte (Siapp) e ao Susaf, que o município está prestes a aderir”, destacou a médica veterinária, da Secretaria Municipal de Agricultura, Marcela Durão.

“Os temas abordados foram muito aplicáveis à nossa rotina de trabalho. Além disso, tivemos a oportunidade de interação com os outros municípios do estado para troca de experiências, e também conhecer as propostas de outras instituições parceiras na promoção da agroindústria de pequeno porte como Incaper, Sebrae, Senar e Faes”, pontuou Marcela.

O evento foi realizado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag), por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) – Gerência de Agroindústria de Pequeno Porte (Geapp).

Por Valda Ravani.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.