Projeto “Teatro a Caminho da Escola” modifica costumes das crianças no transporte escolar de São Bernardo e Santo André

Apresentações acontecem nas linhas escolares Diastur e nas escolas dos dois municípios. Fotos: Diastur Turismo.

Na volta às aulas neste segundo semestre, a Diastur Transporte Escolar, empresa responsável pelo transporte escolar das cidades de Santo André e São Bernardo, iniciou as apresentações do projeto “Teatro a Caminho da Escola”. Divertidas encenações teatrais realizadas nas escolas e dentro dos ônibus escolares com mensagens de cunho educativo, de acordo com as necessidades apontadas pelas próprias escolas e registradas pelas monitoras dos veículos, entretêm e educam os alunos do Ensino Infantil (03 a 05 anos) e do Ensino Fundamental (06 a 11 anos).

Neste mês de agosto, os temas apontados são “Nada de tirar o sarro de quem está com coceira. Piolho não é brincadeira!”, para as escolas de Santo André, e “pontualidade e agressividade”, nas linhas de São Bernardo do Campo. Em Santo André, as apresentações, que tiveram início este ano, envolvem 16 escolas e 86 linhas escolares. Em São Bernardo, são 147 escolas e 560 linhas escolares.

Segundo Milena Braga Romano, diretora da Diastur Transporte Escolar, o projeto Teatro a Caminho da Escola, surgiu em 2012 e conta com a participação da Secretaria de Educação, a fim de proporcionar acesso à cultura do teatro para as crianças e utilizar a ludicidade das encenações como instrumento do processo de adaptação às regras do transporte escolar.

Com o sucesso alcançado nas apresentações nos ônibus em São Bernardo, a empresa decidiu, no ano passado, levar as peças teatrais para dentro das escolas.  E, neste ano, o projeto passou a ser desenvolvido também nas escolas e linhas escolares da rede pública em Santo André.

As apresentações têm colaborado para modificar os costumes das crianças durante o trajeto entre suas casas e as escolas. “Decidimos criar esta ação em razão do número de ocorrências registradas pelas monitoras dentro do transporte escolar, relacionadas à adaptação dos alunos às regras, como pontualidade no horário de embarque, manter o cinto de segurança afivelado durante a viagem, não se alimentar dentro do ônibus e respeitar os colegas, o motorista e a monitora”, esclarece.

Nas escolas de Santo André, as apresentações duram em média 15 minutos e são realizadas de terça e quinta-feira, em dois períodos (manhã e tarde), conforme a programação da Secretaria de Educação. Uma dupla de atores encena os textos adaptados às necessidades das escolas para educar e instruir as crianças sobre pontualidade com os horários, higiene pessoal e violência.

No transporte escolar a serviço da prefeitura de Santo André e São Bernardo do Campo, as apresentações são realizadas também por uma dupla de atores, na saída dos alunos do período da manhã e na entrada do período da tarde, e duram em média cinco minutos.  Neste modelo, os alunos são surpreendidos dentro do transporte com a visita dos personagens.

O projeto Teatro a Caminho da Escola teve início em 2012. Nesses mais de seis anos, foram mais de 2.000 apresentações realizadas, assistidas por cerca de 10 mil alunos no transporte, como: Peter Pan e Fada Sininho; Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Mau; Sítio do Pica Pau Amarelo (Emília e Quindim); Carrossel; Turma da Mônica (Mônica e Cebolinha); Homem Aranha; Batman; Mulher Maravilha, e Turma do Chaves.

Por Secco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *