Procon-ES unifica normas e procedimentos para os órgãos municipais

O fortalecimento dos membros do Sistema Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor é meta do Procon-ES. Foto: Procom/ES.

Para fornecer um atendimento público ágil e de qualidade ao consumidor capixaba, o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) está padronizando normas e procedimentos no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), sistema informatizado utilizado pelos Procons para auxiliar os órgãos municipais.

O Procon-ES promove a padronização de cartas utilizadas para o registro de reclamação para dinamizar o atendimento dos órgãos municipais. O órgão também faz o cadastramento de empresas para o recebimento de notificação por meio da Carta de Informação Preliminar (CIP) de forma eletrônica, o que reduz significativamente o tempo de espera para resposta e os custos com o envio de correspondências pelos Correios.

A diretora-presidente do Procon-ES, Lana Lages, explicou que o fortalecimento dos membros do Sistema Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor é meta do Procon-ES. “Em breve realizaremos uma visita aos 39 Procons municipais para um diagnóstico sobre a sua estrutura”, ressaltou.

Lana Lages informou ainda que uma nova comissão Sindec foi criada para prestar o suporte necessário aos Procons municipais. “Com isso vamos melhorar o suporte e oferecer novos treinamentos de Sindec aos técnicos dos Procons de todo o estado”, disse.

Por Amanda Ribeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *