CNA solicita prorrogação das dívidas de custeio do Funcafé

Reunião contou com a presença de representantes do setor. Fotos: Daniel Fagundes

A CNA solicitou o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para que as dívidas da linha de custeio do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), vencidas ou que vencerão até 30 de Junho de 2020, sejam prorrogadas.

O documento foi entregue ao secretário executivo do Mapa, Marcos Montes, nesta quarta (30), em Brasília. O pedido será encaminhado para avaliação da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e do Conselho Monetário Nacional (CMN).

A principal justificativa é a redução do preço associada à depressão da produção promovida pela bienalidade negativa na safra de 2019, o que reduziu, substancialmente, a receita da cafeicultura, bem como a capacidade de pagamento dos produtores rurais.

“É imprescindível que o produtor que fez custeio de Funcafé, e normalmente são pequenos e médios produtores, tenha essa possibilidade de prorrogar o seu débito no momento em que o que ele colheu não cobre o custo de produção”, afirmou o presidente da Comissão Nacional do Café da CNA, Breno Mesquita.

Breno Mesquita, Silas Brasileiro e Maciel Silva

Marcos Montes afirmou acreditar na viabilidade do pleito, que conta com apoio do setor produtivo representado pela CNA, da Frente Parlamentar do Café e do Conselho Nacional do Café (CNC).

“Levaremos a questão para a ministra avaliar. Sabemos que não é uma solução definitiva, mas uma alternativa para atenuarmos um pouco essa situação de angústia que os produtores vivem”, disse Marcos Montes.

A reunião também contou com a participação do presidente da Frente Parlamentar do Café, deputado federal Emidinho Madeira (PSB/MG), do presidente executivo do CNC, Silas Brasileiro, e do coordenador de Produção Agrícola da CNA, Maciel Silva.

Por Assessoria de Comunicação CNA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *