SENAR MINAS promove Programa Jovem no Campo no Vale do Mucuri

Um programa que ajuda a contribuir com a inserção do jovem no mercado de trabalho rural, oferecendo a ele uma visão empreendedora de negócio, com foco nas oportunidades locais e regionais. Este é o Jovem no Campo, iniciativa do Sistema Faemg/Senar Minas que vai ter sequência a partir da próxima sexta-feira (1), em Malacacheta, no Vale do Mucuri. Em setembro, 40 jovens deram início ao programa.

Neste módulo que se inicia na próxima sexta-feira, os jovens de Malacacheta (1ª foto) serão orientados sobre o Manejo Integrado de Pragas e Doenças, pelo instrutor Milton Edgar Pereira Flores. A realização é do Sindicato dos Produtores Rurais de Malacacheta em parceria com o Senar Minas.

O programa é voltado para jovens com idade entre 15 anos completos até 24 anos, que já tenham concluído ou estejam regularmente matriculados no ensino fundamental, médio ou no EJA [Programa de Educação de Jovens e Adultos], além de ter vínculo e afinidade com o meio rural.

O curso de qualificação é desenvolvido com carga horária estimada em 164 horas, em cinco módulos, com aulas práticas e teóricas. Os conteúdos abordados no programa são desenvolvidos de acordo com a realidade local e as necessidades e interesses dos participantes.

Programa Jovem no Campo - Vale do Mucuri (MG) - SENAR MINAS

Águas Formosas

Também no Vale do Mucuri, jovens da zona rural do município de Águas Formosas estão participando do Programa Jovem no Campo. Neste mês de outubro, 20 jovens deram início ao programa, na fazenda Serra Nova, na comunidade de Água Boa (foto ao final). No módulo inicial, os participantes tiveram orientação de Valéria Elisa sobre Empreendedorismo Motivacional.

“É um curso de Pasteurização do Leite e na Fabricação de laticínios e afins/Derivados do Leite, neste módulo voltado para o Empreendedorismo Motivacional dos jovens participantes. Na ocasião, abordamos temas como autoconhecimento, valores, competências básicas para o trabalho e desenvolvimento do trabalho em equipe. Os 20 participantes demonstraram o quanto estão engajados no programa com 100% de frequência e participação”, avaliou a instrutora.

Valéria também destacou que a turma está preparada para receber os próximos módulos específicos. “São jovens que acreditam no futuro no campo e procuram no programa Jovem no campo, suporte para continuarem seus projetos com inovação e mais conhecimento”.

Programa Jovem no Campo - Vale do Mucuri (MG) - SENAR MINAS

O Programa Jovem no Campo em Águas Formosas tem apoio da Secretaria Municipal de Educação e dos Laticínios Serra Nova. O próximo módulo está previsto para acontecer entre os dias 18 e 20 de novembro.

Por Senar Minas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *