Cafés capixabas são selecionados para o Coffee of the Year

Dos 180 melhores cafés que concorrem à premiação, 48 são capixabas. Foto: Divulgação/Reprodução.

Cafeicultores do Espírito Santo participam em peso do concurso Coffee of the Year (COY), realizado durante a Semana Internacional do Café (SIC). Dos 180 melhores cafés que concorrem à premiação, 48 são capixabas.

O Estado vai apresentar no evento a qualidade e a produtividade da cafeicultura capixaba. Cafés de três Indicações Geográficas (IG) estarão na SIC 2019.  Foram selecionadas 18 amostras do Café do Caparaó, 11 dos Cafés das Montanhas e 19 do Conilon Capixaba para concorrer, com amostras de todo o Brasil, à maior premiação da cafeicultura nacional.

O Espírito Santo é o atual bicampeão brasileiro, tanto na categoria arábica quanto na categoria conilon. Em 2018, entre as 400 amostras nas categorias Coffea arabica ou Coffea canephora (conilon/robusta) levadas por agricultores de várias regiões do Brasil, os 1°, 2º, 3º e 5º lugares em conilon e o 1º e 2º lugares no arábica foram do Espírito Santo.

Os capixabas conquistaram o primeiro lugar nas duas categorias: Afonso Lacerda, da Fazenda Forquilha, na Região do Caparaó, ganhou na categoria café arábica; e Luiz Claudio de Souza, da Fazenda Grãos de Ouro, em Muqui, ganhou na categoria café conilon. Este ano, novamente, os cafeicultores capixabas já selecionaram seus melhores cafés para concorrer à premiação.

Texto: Juliana Esteves, com informações da OCB/ES e da SIC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.