Sicoob ES seleciona 45 projetos sociais no ES e no RJ para receberem R$ 1 milhão

A Fundação Clínica Carmem Lucia, de Vila Velha, teve um de seus projetos selecionados no edital. Foto: Divulgação/Sicoob ES.

Um total de 45 projetos foi selecionado pelo Sicoob ES para receber os recursos do seu Fundo de Investimento Social (FIS). Serão aplicados mais de R$ 1 milhão em ações realizadas em 29 municípios, beneficiando cerca de 15 mil pessoas.

Os projetos aprovados participaram do 1º Edital de Projetos Sociais, iniciativa que tem como objetivo estimular e fomentar o desenvolvimento dos municípios onde há atuação das cooperativas filiadas ao Sicoob ES.

Lançado em maio deste ano, o edital do Sicoob ES teve a participação de 131 iniciativas, desenvolvidas por 93 entidades. Entre os 45 projetos aprovados, estão atividades nas áreas de educação, esporte, cultura, meio ambiente, empreendedorismo, saúde, tecnologia e inovação.

Desenvolvimento social

Os recursos do Fundo de Investimento Social já começaram a ser liberados e serão distribuídos até abril do ano que vem. O Fundo, criado neste ano, é composto por 1% do resultado das cooperativas.

“Demos mais este passo com o objetivo de ampliar o nosso papel como agente de desenvolvimento da sociedade, uma característica do cooperativismo”, declara Sandra Kwak, superintendente institucional do Sicoob ES.

Projetos

Mara Soares é diretora do Instituto Formar, na Serra, uma das instituições contempladas no edital. Ela afirma que, por meio dos recursos, jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social serão qualificados e encaminhados para o mercado de trabalho. O Instituto também vai montar uma sala de informática com 22 computadores que serão utilizados neste programa.

Em Vila Velha, a Fundação Clínica Carmem Lucia adquiriu recursos para a criação de um banco de leite humano. “Vamos disponibilizar para as mães que precisam, além de complementar nosso trabalho de orientação às famílias da região de Riviera da Barra”, destaca Priscila Moraes, gerente da Fundação.

No Sul do Estado, a entidade Lira Santa Cecília recebeu recursos para aprimorar a qualidade do ensino gratuito de música para crianças e adolescentes de Guaçuí. “Vamos conseguir acolher mais jovens que querem aprender e seguir a carreira na música”, ressalta o presidente da instituição filantrópica, José Rubens Toledo. 

Compromisso       

A integração de iniciativas de cunho social abrange o planejamento estratégico da instituição financeira cooperativa desde a sua constituição. Sandra Kwak enfatiza que as cooperativas atuam em prol da sociedade, promovendo vários projetos e ações voltadas às comunidades de sua área de atuação. Só em 2018, o Sicoob ES beneficiou mais de 25 mil pessoas por meio de programas e ações voltados a sociedade.

Com os novos projetos escolhidos por meio do edital do FIS, o Sicoob ES amplia sua atuação social. A superintendente acrescenta que, devido ao sucesso dessa primeira seleção, um novo edital será lançado em maio do ano que vem.

Por Vera Caser Comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *