Programa de valorização da educação encerra atividades de 2019 com exposição de trabalhos que fortalecem traços culturais de Conceição da Barra

Realizado com o apoio da Suzano, o Parceria pela Valorização da Educação (PVE) apresenta no dia 28/11 o resultado dos trabalhos realizados no ano, que buscaram valorizar a identidade local

Pelo 10º ano consecutivo, Conceição da Barra desenvolve a capacitação dos gestores municipais por meio do projeto Parceria pela Valorização da Educação (PVE), desenvolvido pela Suzano. O objetivo é melhorar a educação a partir da qualificação de práticas de gestão e da mobilização das comunidades, promovendo ações para o desenvolvimento de competências específicas. Marcando o encerramento das atividades de 2019, será realizado no próximo dia 28, na Praça da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, uma exposição dos trabalhos feitos pelas escolas locais, além de apresentações culturais.

A praça será palco de uma exposição histórica com trabalhos das escolas municipais do ensino fundamental e da educação infantil de Conceição da Barra. Realizados ao longo do ano, os trabalhos buscaram valorizar a diversidade cultural do município. O grupo de mobilização do PVE, que inclui representantes de diversos segmentos da sociedade, criou a hashtag #soubarrense, movimentando os jovens, as escolas e toda a comunidade, que se apropriaram dessa identidade cultural.

A mobilização contribuiu para resgatar traços culturais que são fortes no município, cuja riqueza nem sempre é tão percebida pela população local. Na próxima quinta-feira (28), a comunidade se reúne no encerramento das atividades de 2019 do PVE para apresentar a tica diversidade cultural do município. Será a partir das 18 horas, na Praça da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Conceição da Barra.

Haverá apresentações dos grupos antigos do Jongo de Nossa Senhora Aparecida e dos grupos As Pastorinhas, Reis de Boi do Mestre Aranha, o Alardo de São Sebastião e Ticumbi do Mestre Berto. Além de roda de capoeira e de samba e apresentação do balé-forró.

A programação inclui ainda a exibição do curta metragem “O preço do Perdão”, que concorre como melhor curta na 7ª Edição do Festival de Cinema Cristão Internacional (FICC). O prefeito de Conceição da Barra, Francisco Vervloet, participará da contação da “História da Baronesa” e fará uma homenagem aos alunos que foram destaque no município. O show do grupo de forró Fogumano encerrará o evento.

O consultor de Desenvolvimento Social da Suzano, Douglas Peixoto Pereira, destaca a importância do PVE na valorização da educação. “A educação de um município não pode ser responsabilidade de poucos, todos somos responsáveis. Há necessidade de se pensar em uma educação que leve em conta os aspectos sociais e culturais vinculados aos saberes de cada povo, respeitando as singularidades que marcam a sua formação”, disse ele.

Por Luiza Medina | P6 Comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *