Escola de Ibitirama realiza ‘I Mostra de Café’

A ação teve como objetivo o resgate histórico da cultura do café na região. Fotos: Sedu/ES.

Com o objetivo de resgatar a história da cultura do Café na região, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Olavo Rodrigues da Costa, localizada em Ibitirama, Região do Caparaó, no Espírito Santo, realizou a sua I Mostra de Café. O evento é uma das ações do Programa Jovem de Futuro, em parceria com as áreas de conhecimento de Matemática, Humanas e Ciências da Natureza da unidade.

A ação também buscou despertar nos alunos a necessidade de uma mudança de postura, buscando alternativas para minimizar os efeitos negativos de uma produção não planejada, tendo em vista que o café é a principal atividade econômica e social da região e muitos dos alunos são filhos de pequenos produtores ou trabalham nas propriedades rurais.

A I Mostra de Café da unidade escolar contou com a parceria da Escola Família Agrícola de Ibitirama que apresentou os tipos de solo e a influência na produção e qualidade do café.

Segundo a diretora da escola, Rita de Cássia Tiradentes Reis, o evento também teve apoio de uma cafeteria, que preparou vários tipos de cafés para que os alunos pudessem degustar e observar a diferença da qualidade de cada um. “Durante a Mostra tivemos a exposição de cafés de produtores de pais de alunos da escola, de equipamentos modernos para a colheita do café e de objetos antigos que fazem parte da história da cultura do grão”, disse.

Por Mirela Marcarini, Geiza Ardiçon e Soraia Camata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *