Começa nesta segunda-feira, 2 de dezembro, no Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes/São Mateus), o simpósio Filosofia e Direitos Humanos com o tema Humanização. O evento é organizado pela Ufes em parceria do Conselho Estadual de Direitos Humanos e faz parte da IX Semana Estadual de Direitos Humanos.
A coordenadora do simpósio, a professora do Departamento de Filosofia Cláudia Murta, explica que “o ser humano passou a ser tratado como coisa, perdendo sua humanidade. A temática surgiu nos anos 80, com a humanização do parto e nascimento. O processo de humanização é trazer de volta a característica do humano e garantir a dignidade de cada indivíduo”.
Sob essa perspectiva serão abordadas temáticas como masculinidade, feminilidade e patriarcado, autismo, humanização do parto e papel da escola e da família na promoção de direitos humanos.
Conforme uma das organizadoras do evento, a estudante de Engenharia de Produção Bárbara dos Santos, “o intuito do evento é trazer para o debate os desdobramentos deste tema para a vida do universitário, seus aspectos simbólicos e práticos”.
A programação do evento inclui uma série de palestras e mesas-redondas. Dentre os palestrantes estão professores da Ufes e de outras instituições, representantes de organizações da sociedade civil e profissionais que atuam no dia a dia na área de direitos humanos. “Buscamos pessoas que possam falar sobre o tema de um ponto de vista teórico, mas também prático, pois devemos fazer com que humanização chegue aos que mais precisam”, explica Cláudia Murta.
As atividades são gratuitas e vão até 5 de dezembro.
Com informações da Ufes.