Bahia Energy Meeting discute a geração de eólica, solar e de biomassa

Bahia Energy Meeting. Foto: João Ramos.

Começou na manhã desta terça-feira, 03 de dezembro, o Bahia Energy Meeting, evento que reúne os principais setores da economia, governo e centros de estudos ligados a produção de energia renovável do país. O encontro segue até o dia 05 de dezembro no Senai Cimatec, em Salvador, e conta com a participação de gestores públicos, empresários e profissionais do segmento.

Na abertura do seminário, o secretário de Infraestrutura da Bahia, Marcus Cavalcanti destacou o pioneirismo e o potencial do estado que há dez anos investe no setor, quando ainda havia poucos estudos sobre o tema. “A Bahia já é líder na geração de energia eólica e solar, mas nós temos potencial de crescimento enorme, mais 20%.”

O Bahia Energy Meeting nasceu do desejo de ampliar no Estado a geração de energia renovável e durante os três dias de evento irá discutir: produção, pesquisa, negócios e o uso de energia eólica, solar e de biomassa. “Ser renovável é mais do que uma opção de energia. É a nossa oportunidade. É contribuir efetivamente para o desenvolvimento do Estado. Discutir a matriz energética é debater nosso modelo de desenvolvimento”, destacou Rafael Valverde, CEO Eolus.

O encontro segue até o dia 05 de dezembro no Senai Cimatec, em Salvador. Foto: João Ramos.

Com os debates e encontros, a expectativa é de que novos negócios possam ser fortalecidos, assim como os estudos para o desenvolvimento de pesquisa. “Estão vindo empresas com ‘cases’ já existentes e interesses na Bahia, cujo os empregos serão gerados aqui. Vamos gerar oportunidade de negócios não só para a empresas como para a parte acadêmica com cursos”, analisou Eduardo Aragon, CEO BrainMarket.

A mesa da sessão de abertura contou com a participação do secretário de Infraestrutura da Bahia, Marcus Cavalcanti, do vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, Alex Lima, da gerente de Ambiente de Negócios do Sebrae/BA, Cecília Miranda, do diretor de Tecnologia e Inovação do Senai Cimatec, Leoni Andrade e da presidente executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), Elbia Gannoum.

Premiação

Na ocasião, foram entregues os troféus do Prêmio Bahia Energy Meeting, um reconhecimento pelo trabalho no desenvolvimento da energia sustentável na Bahia. Os contemplados foram: Élbia Gannuoum, presidente executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica); Roberto Miranda, da Torres Energia Eólica; Álvaro Carrascosa, da Von Glebn Consultoria Nordex-Aciora e Marcus Cavalcanti, secretário de infraestrutura do Estado da Bahia.

Por Bruna Santana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.