Renato Casagrande anuncia implantação do Giosp no Espírito Santo

O governador Renato Casagrande lembrou que o trabalho conjunto e a integração entre órgãos fazem parte dos princípios da atual administração. Foto: Hélio Filho/Secom.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), implantou, nesta sexta-feira (13), o Grupo Integrado de Operação de Segurança Pública (Giosp), em cerimônia realizada no Gabinete do Governador, no Palácio Anchieta, em Vitória. O grupo vai auxiliar nas operações, municiando os policiais que estão nas ruas com informações recebidas nas inteligências de cada órgão.

O Giosp tem como objetivo reunir representantes das Polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal e Federal, do Corpo de Bombeiros, da Secretaria da Justiça (Sejus), além da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) do Ministério da Justiça e Segurança Pública em um mesmo espaço físico, para troca de informações, em tempo real, sobre a criminalidade organizada no Espírito Santo.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Roberto Sá, destacou que o Giosp é mais um grande passo de estruturação no combate ao crime:

“Essa é mais uma entrega. Já fizemos a entrega da Desarme [Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos], criamos a Divisão de Combate à Corrupção e agora esse grupo para monitoramento inteligente da criminalidade. Com o Giosp, vamos monitorar os líderes dessas organizações que insistem em cometer crimes violentos no Espírito Santo. Eles precisam saber que serão punidos e essa é mais uma ferramenta de combate para aumentar a nossa eficácia”, afirmou.

O governador Renato Casagrande lembrou que o trabalho conjunto e a integração entre órgãos fazem parte dos princípios da atual administração. “Tenho tido a alegria em ver o nível de integração, com a participação de tantas instituições importantes na área da segurança. Todo mundo vive as angústias de ter um efetivo baixo e essa integração ajuda. O trabalho estratégico de inteligência é fundamental. Em um mundo com tanta informação, se não focarmos no que desejamos, podemos nos perder. Por isso, um trabalho focado e integrado vai nos trazer melhoras significativas”, apontou.

O secretário de Estado da Justiça, Luiz Carlos Cruz, disse considerar a criação do Giosp um marco para o combate ao crime organizado no Espírito Santo. “A criação do Giosp é um marco importante para tratar de forma integrada a segurança pública com a segurança prisional. Acreditamos que a reunião de forças irá contribuir de forma significativa para a diminuição da criminalidade e dos índices de violência”, pontuou.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Governo do ES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *