Renato Casagrande anuncia redução de homicídios no ES

Pela primeira vez o ES fecha o ano com menos de mil homicídios
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande. Foto: Ademir Ribeiro/Arquivo Secom.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, destacou no seu Twitter neste 1º de janeiro de 2020, a redução nos números de homicídios ocorridos durante o ano de 2019.

Segundo Renato Casagrande, foram registrados 978 homicídios. Os números apontam que o Espírito Santo bateu recorde na redução de homicídios e pela primeira vez o Estado fecha o ano com menos de mil homicídios, graças a retomada do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, que é um conjunto articulado de políticas públicas, envolvendo secretarias e órgãos da administração estadual. O Programa havia sido criado e implantado no Governo Casagrande do período 2011-2014, mas sofreu descontinuidade na gestão estadual anterior.

“O ES fechou 2019 com 978 homicídios. O resultado indica que temos muito caminho a percorrer no combate à violência, mas também mostra que estamos no caminho certo. Pela primeira vez está abaixo de 1000. Trabalho eficiente de nossas polícias e integração com outras instituições”, twittou Casagrande.

Uma das novidades das políticas públicas adotadas pelo governador Renato Casagrande, está na implantação do painel interativo de indicadores desenvolvido no âmbito do Observatório da Segurança Cidadã, que traz dados de ocorrências letais e perfil das vítimas.

O novo sistema apresenta informações sobre homicídios dolosos, latrocínio (roubo seguido de morte), lesão corporal seguida de morte, mortes em confronto com a polícia e mortes no trânsito, sendo possível filtrar as ocorrências por ano, tipo de incidente, município e quantidade de vítimas.

O painel está disponível no site do IJSN, na carteira de produtos do menu Observatório da Segurança Cidadã.

Estado Presente

O Programa Estado Presente foi desenhado metodologicamente para atuar em dois eixos: controle da criminalidade e prevenção à violência, a partir da ampliação do acesso aos serviços básicos e promoção da cidadania em regiões caracterizadas por altos índices de vulnerabilidade social.

Atende a todo o Espírito Santo, com ações previstas para 43 territórios – 22 na Região Metropolitana e 21 no interior do Estado, totalizando 140 bairros. Seu modelo de gestão é baseado em indicadores e metas que permitem ao governo mensurar os resultados dos projetos e ações. De forma sistemática, ações policiais e intervenções na esfera social são monitoradas e avaliadas em três níveis de gestão: estratégica, tática e operacional.

Por A Imprensa Online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *