Desfrute das belezas, quase desconhecidas, que Linhares tem para oferecer

Para quem está de férias ou veio a Linhares, no norte do Espírito Santo, para conhecer a cidade, além das praias de Pontal do Ipiranga, Regência e Povoação, pode desfrutar dos recursos naturais do município. Os passeios vão das trilhas pela Mata Atlântica, passando pelo banho refrescante de cachoeira e lagoas belíssimas. Há opção para quem gosta de movimento e para os que preferem lugares mais calmos para descanso e lazer. 

São muitas opções de destino, entre elas as do agroturismo que mostram o potencial não só para os visitantes, mas para quem é morador da cidade. Dá para curtir com a família e os amigos, desfrutando da natureza, conhecendo um pouco também da cultura e da história do município.

Riozinho

Riozinho do Pontal. Foto: Felipe Reis.

Conhecido por riozinho, o Pontal de Nice é umas das principais atrações do balneário do Pontal do Ipiranga. É um dos points mais frequentados devido às suas águas tranquilas que atraem muitos banhistas, principalmente famílias com crianças. No local há uma cabana para venda de alimentos e bebidas. Fica ao lado norte da praia e pode ser acessado pela Avenida do Sol.

Cachoeira De Angeli

Para chegar a esse espetáculo da natureza, saindo do centro da cidade, é preciso percorrer 55km até chegar a São Rafael, seguir por mais cinco quilômetros em estrada de chão, subindo a serra. À esquerda da estrada, a 500 metros, está a cachoeira. O local é próprio para banho, em meio a Mata Atlântica, com uma queda d’água cercada de bromélias e orquídeas.

Cachoeira De Angeli. Foto: Felipe Reis.

O visitante também tem a opção de se refrescar nas bicas de água ou ainda tomar banho de piscina. Para usufruir o dia na piscina, crianças com até oito anos pagam R$5 e os demais R$8. Até o Carnaval, o local estará aberto de terça a sexta-feira, das 10 às 18 horas e, aos sábados e domingos, das 8 às 18 horas. O local dispõe de serviço completo de bar, e aos domingos é servido almoço. É proibido levar bebida.

Projeto Tamar

A Base do Projeto Tamar é voltada à conservação das espécies de tartarugas marinhas, é também um espaço para recepção aberto ao público. Funciona de segunda a domingo, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, e não precisar marcar horário para visitação.

No Centro Ecológico de Regência, o turista encontra uma ossada de baleia Jubarte, exposições, auditório-biblioteca e aquários com peixes da região, além de uma trilha com caminhada até o Porto de Regência pela vegetação. O telefone de contato é o (27) 3274-1905.

Reserva Biológica de Comboios

A Reserva Biológica (Rebio) de Comboios, unidade de conservação administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), fica localizada na estrada que liga o distrito de Bebedouro a Regência, no km 47. É aberto diariamente das 7 às 17 horas para a visitação dos tanques contendo tartarugas marinhas.

Portal Reserva Biológica de Comboios. Foto: Secom/PML..

Para quem busca uma praia mais sossegada é esse o ponto ideal. O local também é muito procurado pelos surfistas.

A reserva foi criada em 1984 para proteger 18km de praias semi-desertas que são áreas de desova da tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea), única área de desova regular no Brasil.

Reserva Natural Vale

Localizada no Circuito do Verde e das Águas, umas das principais rotas turísticas do Espírito Santo, a Reserva Natural Vale é um ótimo espaço para a prática do turismo ecológico em família ou com amigos. O visitante tem a opção de passar o dia ou ainda se hospedar, caso queira aproveitar mais o espaço. O almoço é servido das 12 às 14 horas.

Reserva Natural da Vale – Hotel. Foto: Vagno Fernandes.

Conta com trilhas para caminhadas, salas de oficina, brinquedoteca, piscinas, parque infantil, além de uma ponte a 12 metros de altura, no meio da Mata Atlântica, e uma torre de observação com 25 metros de altura para avistar a floresta de cima.

  • Localização: Rodovia BR 101, Km 122, Linhares.
  • Horário de funcionamento: Todos os dias, das 8h30 às 16h
  • Contato: (27) 3371-9702 (Visitação)/ (27) 3371-9797 (Hospedagem)

Floresta Nacional de Goytacazes

A Floresta Nacional de Goytacazes é a maior floresta urbana do Espírito Santo: são 1.350 mil hectares de área verde e animais silvestres ameaçados de extinção como o macaco bugio, preguiça-de-coleira e veado-catingueiro.

O local possui dois tipos de trilhas: na mini-trilha, cujo circuito dura em média 10 minutos, é possível apreciar várias espécies de árvores nativas. A segunda trilha dentro da mata tem um percurso de 3km e as crianças são acompanhadas de profissionais treinados que realizam um trabalho de educação ambiental em grupos, que devem ter no máximo 30 pessoas.

Protegida pela Legislação Federal, a floresta é aberta à visitação todos os dias, de 8 às 16 horas. Está localizada no Km 154 + 700 da BR-101. Não é necessário ligar ou enviar e-mail para agendar uma visita.

Jardim das Guttatas

O Jardim das Guttatas fica localizado dentro da Unidade de Conservação Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) de Degredo. No local foi identificada por pesquisadores a existência de orquídeas endêmicas, ou seja, ocorre somente naquela região.

Jardim das Gutattas. Foto: Secom/PML.

Durante o período de floração, as orquídeas da espécie Cattleya Guttata enfeitam a área com suas variadas cores formando um lindo jardim, que há muitos anos é conhecido como Jardim das Guttatas.

Povoação: Lagoas da Viúva e Monsarás

A região de Povoação é muito rica também em lagoas, com a Lagoa da Viúva que dispõe de em sua estrutura de um quiosque com deliciosas porções, um salão de dança, passeio de quadrículo e bugre, dentre outros atrativos.

Lagoa da Viúva. Foto: Felipe Reis.

águas mornas e temperadas devido à proximidade com o mar e a lagoa da Viúva que além de poucos metros do mar conta com alguma estrutura de camping. Na região também podem se encontradas as lagoas Acarás, Doutor, Salgada, Zacarias, das Piabas e Nova.  Os turistas também podem desfrutar dos encantos da Lagoa do Monsarás que possui

LINHARES RURAL – CIRCUITO DO COCO E DAS ÁGUAS

Nívea Lazer Rural

Nívea Lazer Rural. Foto: divulgação.

Praia de água doce para banho e contato direto com a natureza. Conta com dois campos de futebol (grama e areia), quadra de areia para vôlei, playground, restaurante self-service com comida caseira, bar, pousada, camping e, esse ano, tem pesque-pague para quem curte uma pescaria em família e amigos. Com tantos atrativos e cercado de verde por todos os lados, o local é ideal para quem busca sossego e momentos para relaxar.

Distante 17 quilômetros da BR-101, acesso na altura do Km 137, sentido Linhares a São Mateus, o Nívea está aberto aos sábados, domingos e feriados, no período das 8 às 18 horas. O almoço é servido entre 12 e 14 horas.

Cantinho da Roça

A 7km da BR-101, sentido Farias, está o Cantinho da Roça. Funciona aos sábados das 13 às 18 horas, e também aos domingos, das 8h30 às 18 horas, quando é servido almoço, preparado no fogão à lenha, com tradicional galinha com polenta – tão apreciada na região com forte colonização italiana –, e a famosa costela de porco com aipim.

Cantinho da Roça. Foto: divulgação.

Entre os atrativos estão as visitas às culturas do coco, pimenta-do-reino e goiaba de mesa. Conta com piscinas (adulto e infantil), mini pousada, campo de futebol society, quadra de areia para vôlei, cabana para eventos, parque infantil e churrasqueira disponível para uso. Os telefones para contato são (27) 99984-3385 e 99880-3650.

CULTURA

Museu Lorenzutti

Cerca de mil exemplares, principalmente de aves e mamíferos taxidermizados da Mata Atlântica, formam o Museu Lorenzutti. Apesar de seu caráter didático, abriga um acervo significativo da fauna regional do Norte do Estado.

O museu fica na Rua João Francisco Calmon, 455, no bairro Araçá. O telefone para contato e o (27) 99762 7371. Está aberto à visitação das 8 às 17 horas, de segunda a domingo.

CIRCUITO DO CACAU E DO VERDE

Fazenda São Luiz

O local fornece visita técnica para conhecimento do processo produtivo do cacau em todas suas fases, com apresentação do viveiro de produção de mudas. É um ambiente rural típico, com passeio ecológico na Mata Atlântica e lavoura do cacau. Os passeios, com no mínimo 15 pessoas precisam de agendamento prévio no telefone (27) 99984- 3257 (valor a combinar), exceto aos domingos, das 8 às 16 horas.

Fazenda São Luiz. Foto: divulgação.

Para chegar lá, é preciso seguir na estrada de Povoação, mas, a cada três quilômetros, há placas indicativas “Viveiro Cacau Aliança”, sinalizadas até a fazenda. O visitante degusta chocolates de origem e mel de cacau.

Foi premiada internacionalmente no Salão de Chocolate de Paris, em 2017, e o cacau eleito como o melhor do Brasil, em 2019, no Concurso Nacional de Qualidade de Cacau.

Alambique Princesa Isabel

Alambique Princesa Isabel. Foto: Felipe Tozatto.

A cachaça linharense Princesa Isabel é produzida no distrito de Desengano, interior de Linhares. O produto está classificado na categoria madeira/três anos/Jequitibá. Foi eleita entre as 50 melhores cachaças do Brasil no 3º Ranking da Cúpula da Cachaça, conforme publicação no jornal O Estadão – de São Paulo (SP). Garantiu a classificação em 1º lugar na linha branca, com nota 82,17 e avaliação descrita como de “excelente exemplo de branca complexa, com aroma herbáceo e frutado”.

Alambique Princesa Isabel. Foto: Felipe Tozatto.

A visita ao alambique deve ser agenda pelo site www.cachacaprincesaisabel.com.br. Os telefones para contato são (27) 3019-4588 e 99663-0102.

Fazenda Santo Antônio

Na Fazenda Santo Antônio os visitantes podem acompanhar o processo de produção, degustação e adquirir diversos produtos feitos a partir da extração do cacau cultivado na própria fazenda. Na fábrica de chocolate artesanal “Perobas Cacau” (@_perobascacau) são produzidas deliciosas barras de chocolate e o cacau em pó.

Fazenda São Luiz. Foto: divulgação.

Também é comercializado o néctar de cacau (mel de cacau), geleia de cacau sem açúcar, cocada de cacau, geleia de cupuaçu, nibs de cacau comum e também temperado, amêndoa de cacau cristalizada, geleia de cacau com pimenta, chá da casca do cacau, geléia de cupuaçu, dentre outros.

Para chegar ao local, são 12km saindo de Linhares sentido Vitória, entrando à esquerda da Ponte Joaquim Calmon. Quem preferir passar pela BR-101 é só seguir sentido Regência, entrar no Km 8 e percorrer 400 metros de estrada de chão a partir da placa do Cerimonial Encanto. As visitas são agendadas pelo telefone (27) 99988- 2594.

Queijaria da Fazenda

Localizada em Desengano, na Queijaria da Fazenda são produzidos queijos tradicional e de búfala, o processo de produção vai desde a criação até a maturação. Dentre os produtos comercializados estão o queijo minas, queijo minas curado, manteiga, requeijão, queijo mussarela de búfala em barra, palito e cabacinha, além do doce de leite de búfala.

O famoso queijo de búfala

Os apreciadores de queijo sabem como é delicioso conhecer seus diferentes tipos, história e processo de fabricação. Em Linhares, é possível assistir a todo o processo de produção do queijo de búfala e seus derivados no Laticínio Lelisa, que é todo envidraçado, sem precisar entrar na fábrica.

Laticínio Lelisa é envidraçado é dá para acompannhar o processo de produção do queijo. Foto: divulgação.

Para conhecer e também degustar as deliciosas iguarias é preciso agendar a visita no telefone (27) 99984-1722. O laticínio fica localizado atrás da empresa Brametal, no distrito de Rio Quartel.

Dentre os 22 produtos fabricados no local com o leite de búfala, e fornecidos para todo o Espírito Santo, estão: mussarela, queijo maturado com pimenta do reino, iogurte natural de búfala, mozzarella, manteiga, ricota, super doce de leite e bocconcini. Podem se encontrados também na Loja Queijeira Camila, que fica na Avenida João Felipe Calmon, 378, no centro da cidade.

Quem deseja conhecer a fazenda, localizada na estrada que liga a sede de Linhares à Regência, onde é produzido o leite que origina os produtos, é só agendar uma visita.

Por Valda Ravani.

AGRONEGÓCIOS CIDADES Cultura DIREITO & JUSTIÇA Economia Geral Internacional NOTÍCIAS OPINIÃO OPORTUNIDADES PODCAST PODCAST Política

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *