Ministro Canuto reforça compromisso do Governo Federal em apoiar municípios mineiros e capixabas afetados por desastres

Gustavo Canuto sobrevoou, neste domingo (26), as áreas atingidas por fortes chuvas em Minas Gerais e no Espírito Santo, além de participar de reuniões com governadores e prefeitos. Foto: MDR/Divulgação.

O ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Gustavo Canuto, esteve neste domingo (26) no Espírito Santo e em Minas Gerais, os dois estados mais afetados pelas fortes chuvas dos últimos dias. Após sobrevoar as áreas mais atingidas em cada região, o ministro participou de reuniões com os governadores Renato Casagrande e Romeu Zema, além de prefeitos. Na ocasião, Canuto reafirmou o compromisso do Governo Federal em apoiar as ações de resposta e disponibilizar os recursos necessários.

“Nossa presença aqui demonstra a preocupação do presidente da República, Jair Bolsonaro, e do presidente em exercício, Hamilton Mourão, com os moradores do Espírito Santo e de Minas Gerais que sofrem com esse desastre. Não pouparemos esforços para atender os municípios e essas famílias afetadas. Agora, nossa maior prioridade é cuidar dessas famílias. Em segundo lugar, vamos apoiar a reconstrução das áreas danificadas e agir para evitar que novos desastres como esses ocorram”, afirmou o ministro Gustavo Canuto.

O ministro ressaltou que R$ 90 milhões já estão disponíveis, de imediato, para as ações da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) voltadas ao socorro e assistência em todo país. A liberação de recursos às localidades afetadas ainda depende do levantamento dos danos, que será realizado pelos municípios.

Segundo Canuto, a expectativa é retornar, ainda nesta semana, aos dois estados, para avaliar os planos de trabalho que estão em elaboração pelos municípios. “Nossa equipe da Defesa Civil Nacional está nas regiões atingidas desde o início das ocorrências para apoiar e auxiliar as Prefeituras nos pedidos de reconhecimento federal e na elaboração dos planos para os repasses federais. Vamos retornar ao Espírito Santo e a Minas Gerais para avaliar essas demandas juntamente com os governos locais”, ressaltou.

Também integraram a comitiva deste domingo o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil do MDR, coronel Alexandre Lucas; e o general Cunha, do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa.

Reconhecimento federal

Até o momento, a Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em 47 municípios de Minas Gerais e de calamidade em quatro cidades do Espírito Santo: Alfredo Chaves, Iconha, Rio Novo do Sul e Vargem Alta.

Operação Chuvas de Verão 2020

Desde o início das ocorrências, o Governo Federal atua em conjunto na Operação Chuvas de Verão 2020, garantindo medidas mais efetivas de monitoramento e de socorro e assistência à população. Integram a Operação os Ministérios do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec); Saúde; Defesa; Justiça e Segurança Pública; Cidadania; e Infraestrutura, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Também estão em atuação constante os órgãos federais de monitoramento: Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; além da Agência Nacional de Águas (ANA/MDR); Serviço Geológico do Brasil (CPRM), vinculado ao Ministério de Minas e Energia; e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação.

Alertas

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) envia alertas de desastres naturais sempre que necessário aos órgãos competentes sobre riscos de ocorrências. As defesas civis locais, por sua vez, encaminham esses avisos à população por meio de SMS nos celulares e mensagens nas TVs por assinatura.

Somente em 2020, já foram mais de 2 mil alertas de desastres naturais para todo o Brasil. Os números contemplam os avisos emitidos por SMS para os celulares cadastrados e para os usuários de TVs por assinatura, serviço que não requer cadastro.

Para se cadastrar, basta enviar um SMS com o CEP de interesse para o número 40199. De imediato, a seguinte mensagem confirmará o êxito da operação: “Cadastro realizado com sucesso. O celular está apto a receber alertas e recomendações de defesa civil. Para cancelar, envie sair e o CEP para 40199”. É permitido cadastrar mais de um CEP. Acesse e saiba mais.

Já os alertas em TV por assinatura são enviados diretamente aos televisores. O serviço é gratuito, está disponível em todos os estados do Brasil e não necessidade de cadastro prévio.

Com informações do MDR.

AGRONEGÓCIOS CIDADES Cultura DIREITO & JUSTIÇA Economia Geral Internacional NOTÍCIAS OPINIÃO OPORTUNIDADES PODCAST PODCAST Política

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *