Últimos dias para se inscrever na Escola de Eletricistas para Mulheres

Projeto do Senai e da EDP é pioneiro na Grande Vitória. O programa também está presente em São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim com turmas mistas.
Inscrições abertas até esta quarta-feira (11).
Foto: EDP

Mulheres que desejam atuar no setor de energia têm até essa quarta-feira (11) para se inscrever na Escola de Eletricistas para Mulher. Pioneiro na Grande Vitória, essa parceria do Senai com a EDP – distribuidora de energia elétrica do estado – visa criar condições necessárias para viabilizar a igualdade de oportunidades entre gêneros no mercado de trabalho. Para candidatar-se a uma vaga, o currículo deve ser enviado para o e-mail infoccorh@veloxmail.com.br.

A primeira turma exclusiva para mulheres da Escola de Eletricistas conta com 16 vagas disponíveis. O curso é gratuito e possui carga horária de aproximadamente 550 horas, ou seja, uma duração de cerca de três meses. O foco é a qualificação e capacitação de mulheres como eletricistas de redes de distribuição.

Com dez anos de existência, a Escola de Eletricistas já capacitou cerca de 500 profissionais em mais de 20 turmas, sendo considerado um projeto bem-sucedido no Espírito Santo. O número de absorção dos egressos são expressivos tanto na própria EDP quanto em empresas contratadas pela distribuidora de energia elétrica.

“Fazer essa ação dedicada às mulheres nos orgulha muito. Hoje já é um consenso que o nível de participação no mercado de trabalho tem que ser igualitário, dado que a mulher não deve nada aos homens quanto a entrega. O que precisamos agora é criar condições para isso acontecer. Essa turma exclusiva para mulheres na Escola de Eletricistas tem exatamente esse papel”, destacou o diretor regional do Senai ES, Mateus de Freitas.

A iniciativa é um importante passo para a quebra de paradigmas no setor de energia elétrica que, tradicionalmente, é composto por mais homens do que mulheres. 

O curso

As aulas teóricas e práticas da Escola de Eletricistas para Mulher serão ministradas no Senai Civit, localizado no município de Serra. O programa contempla bolsa-auxílio durante o período do curso, material didático, uniformes, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e lanche no local.

Durante esse período, elas irão aprender sobre os procedimentos e as técnicas necessárias para planejamento, execução, avaliação e inspeção das redes, bem como sobre manutenções preventivas e corretivas, dentro das normas técnicas e de segurança. 

Para isso, o curso conta com módulos técnicos e operacionais, aborda as normas regulamentadoras e trabalha também as competências comportamentais – as chamadas soft skills -, de acordo com a cultura organizacional da EDP.

As mulheres que concluírem a qualificação recebem certificado chancelado pelo Senai e permanecerão no banco de talentos da EDP, podendo participar futuramente de processos seletivos para vagas efetivas.

Turmas mistas

Os municípios de São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim também contam com a Escola de Eletricistas. Nessas cidades, as turmas são mistas. A meta da EDP é que elas sejam compostas 50% por homens e 50% por mulheres.

Ficou interessada?

Confira os pré-requisitos para participar:

Escola de Eletricistas Para Mulheres – Grande Vitória

  • Formação: Ensino Médio completo;
  • Residir nas regiões próximas onde os cursos serão ministrados;
  • Ter, no mínimo, 18 anos de idade;
  • Disponibilidade de horário para estudo em período integral durante o período do curso;
  • Preferencialmente possuir CNH “B”

Escola de Eletricistas – São Mateus e Cachoeiro do Itapemirim

  • Formação: Ensino Médio completo;
  • Curso de elétrica básica comprovado;
  • Residir nas regiões próximas onde os cursos serão ministrados;
  • Ter, no mínimo, 18 anos de idade;
  • Disponibilidade de horário para estudo em período integral durante o período do curso;
  • Preferencialmente possuir CNH “B”.

Por Fiorella Gomes

AGRONEGÓCIOS CIDADES Cultura DIREITO & JUSTIÇA Economia Geral Internacional NOTÍCIAS OPINIÃO OPORTUNIDADES PODCAST PODCAST Política

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *