Linhares encaminha quase 80 pessoas em situação de rua para suas cidades de origem

Nesta terça-feira (24), mais uma ação foi realizada nas vias e espaços públicos da cidade. Foto: Felipe Tozatto.

Quase 80 pessoas em situação de rua retornaram à sua cidade de origem desde o dia 16 de março, quando a Secretaria Municipal de Assistência Social do município de Linhares, no norte do Espírito Santo, intensificou os serviços de abordagem para enfrentamento do coronavírus. Nesta terça-feira (24), mais uma ação foi realizada nas vias e espaços públicos da cidade para orientar as pessoas quanto aos cuidados com a saúde e a importância de se dirigirem à Casa de Acolhida “Peregrino São Francisco de Assis”, principalmente neste período de pandemia.

A coordenadora dos Serviços de Abordagem da Prefeitura de Linhares, Atila Mara Neves Gomes, informou que desde o dia 16 de março em média 34 abordagens foram feitas desde o início da intensificação dos trabalhos que conta com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM).

“Realizamos o trabalho semanalmente, mas em razão do novo coronavírus os serviços têm sido intensificados para evitar a aglomeração de pessoas nas ruas e nos espaços públicos. Estamos a postos para acolher o máximo de pessoas e contribuir no combate ao Covid-19”, disse a coordenadora, informando que a equipe de trabalho é composta por assistente social, psicólogo e educadores sociais.

“Na instituição acolhemos as pessoas em situação de rua, oferecemos roupas limpas, álcool em gel e sabão para higienização das mãos. Para os que apresentam sintomas de gripe são entregues máscaras. Até o momento 79 pessoas já retornaram para seu local de origem, mas ainda encontramos muita resistência”, disse a assistente social Casa de Acolhida, Nubia Elizabete dos Santos de Jesus, informando que no local são oferecidas quatro refeições diárias: café da manhã, almoço, café da tarde e jantar.

“Sabemos que o melhor remédio para prevenir a proliferação do novo coronavírus é ficar dentro de casa. Por isso, as pessoas em situação de rua estão sendo orientadas a ficar na Casa de Acolhida. Dessa forma, cuidamos da saúde desses cidadãos e ajudamos a evitar a proliferação do vírus no município”, pontuou o secretário de Assistência Social, Amantino Pereira Paiva.

Como acionar o serviço

Pelo número (27) 3372 2099 a população pode solicitar a abordagem social para atender casos de pessoas em situação de rua.

Por Valda Ravani

AGRONEGÓCIOS CIDADES Cultura DIREITO & JUSTIÇA Economia Geral Internacional NOTÍCIAS OPINIÃO OPORTUNIDADES PODCAST PODCAST Política

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *