Festival on-line garantiu a venda de quase 2 toneladas de torta capixaba

Clientes tiveram a oportunidade de encomendar a torta capixaba por aplicativo. Foto: Leonardo Silveira

O XVI Festival da Torta Capixaba da Ilha das Caieiras, em Vitória, capital do Espírito Santo, que neste ano aconteceu de forma on-line e com entrega por meio de delivery, foi um sucesso.

Com 1,93 tonelada de tortas comercializadas, a iniciativa garantiu a geração de renda para dezenas de famílias de pescadores e desfiadeiras da região e contribuiu para manter a tradição do principal prato da Semana Santa na mesa dos capixabas.

O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), Renzo Nagen, destaca que o evento superou as expectativas dos expositores e restaurantes participantes e movimentou R$ 212,7 mil com a venda das tortas.

Ele ressalta ainda a importância da utilização de ferramentas de inovação para o bem social.

“Vitória é destaque nacional e mundial em cidades inteligentes, e, mais uma vez, inovamos e conseguimos encontrar uma alternativa para que, mesmo em meio à pandemia do coronavírus, o Festival da Torta pudesse acontecer de forma segura. O evento foi um sucesso e se mostrou com alternativa eficiente, sem a qual as famílias amargariam grandes prejuízos”, aponta.

A vice-presidente da Associação de Pescadores, Marisqueiros e Desfiadeiras de Siri da Ilha das Caieiras, Simone Leal, lembra que os preparativos para o Festival começaram meses antes, com a estocagem dos mariscos para o preparo da torta, e que os expositores estavam apreensivos com a possibilidade de cancelamento do evento.

“A venda das tortas pelo aplicativo da Shipp foi uma medida emergencial que a Prefeitura de Vitória nos apresentou, que confiamos e abraçamos. Foi uma experiência inédita e que deu muito certo. A visibilidade que conseguimos foi muito grande e começamos a receber pedidos mesmo antes do lançamento do Festival pelo aplicativo. Estamos muito felizes e gratos”, afirma.

A expositora Tatiana Veruska dos Santos comemora os novos clientes que ganhou com o Festival. “A última semana foi de muito trabalho para atender as encomendas do aplicativo. Além da venda da torta, ganhei novos clientes que viram meu contato e estão encomendando outros produtos que comercializo”, conta.

A proprietária do Restaurante da Ilha, Paola da Silva, também aprovou a iniciativa. “Devido à pandemia do coronavírus, estávamos com pouca expectativa para este ano. A parceria ajudou a alavancar as vendas e diminuir os prejuízos para os restaurantes, pescadores e marisqueiros. A Prefeitura pensou rápido e conseguiu usar a tecnologia para ajudar a comunidade”, comemora.

Parceria

O XVI Festival da Torta Capixaba, que aconteceu de forma on-line, foi uma parceria da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV) com a Associação de Pescadores, Marisqueiros e Desfiadeiras de Siri da Ilha das Caieiras, o Movimento Comunitário de Moradores da Ilha das Caieiras e a startup “Shipp”.

Durante os dias 9 e 12 de abril, o aplicativo disponibilizou uma área especial para divulgação do evento. Com nove expositores e cinco restaurantes cadastrados, foram disponibilizados dois tipos de tortas: bacalhau com palmito e de mariscos em dois tamanhos distintos (500g ou 1kg). Ao todo, foram comercializados R$ 51,7 mil em tortas pelo app.

O diretor de Turismo da CDTIV, Felipe Ramaldes, aponta que o grande êxito do Festival foi garantir, ao mesmo tempo, a manutenção de uma cultura típica capixaba e fonte de renda tão enraizada, como a da torta capixaba, sem descumprir as medidas de segurança exigidas com a pandemia do coronavírus.

“O maior sucesso do Festival foi que as pessoas puderam cumprir o isolamento ficando em casa e utilizar o serviço de entrega pelo aplicativo, mantendo a tradição de comer a torta capixaba na Semana Santa. Além das vendas pelo aplicativo, a divulgação de que o festival aconteceria, ainda que de forma on-line, ajudou a alavancar as vendas e aumentar o número de pedidos dias antes do Festival”, revela.

Por Patrícia Arruda

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