Secretário pede que população denuncie envenenamento de árvores em Linhares

Mais de 20 árvores foram envenenadas ao longo da BR-101, no perímetro urbano da cidade. Fotos: Secom/PML

Mais de 20 árvores da espécie oiti, localizadas no canteiro da Avenida Samuel Batista Cruz, na altura bairro Três Barras, no município de Linhares, Norte do Espírito Santo, foram envenenadas e não podem mais ser recuperadas. Elas estão próximas à Rodovia BR-101 e terão que ser extraídas.

O envenenamento das árvores, de acordo com secretário municipal de Meio Ambiente, Fabricio Borghi Folli, foi feito por meio de perfurações no tronco. Ele pede que a população denuncie situações como essa junto à pasta, pelo telefone (27) 3372 2067, ou em contato com a Guarda Civil Municipal, no 153.

Conforme a Semam, a hipótese mais provável é que as árvores tenham sido envenenadas por moradores ou comerciantes da região, e que viam nas árvores um empecilho para ter acesso à vista da rodovia ou das lojas no entorno.

“Notamos que as árvores estavam secando, e o engenheiro florestal da secretaria avaliou as árvores e constatou-se que as árvores foram envenenadas. Mais de 20 árvores foram envenenadas para serem mortas. Essa prática configura crime ambiental”, destaca o secretário Fabrício.

Conforme o secretário, não é possível apontar o (s) responsável (eis). No entanto “podemos tentar localizar, mas precisamos da colaboração da população. Pelo que observamos lá, é que o envenenamento foi feito há algum tempo e as árvores estão secando”, disse.

De acordo com Fabrício Borghi Folli, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Linhares continuará acompanhando o caso. A Polícia Ambiental do Estado alerta que atos como este caracterizam crime de dano em planta de ornamentação em local público, e a pena para o autor pode ser de seis meses a um ano de prisão, podendo a pena ser revertida em prestação de serviços comunitários.

Por Ívna Ferreira

Últimas notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *