Maracás: Largo produz 35% a mais no primeiro trimestre em relação a 2019

Forno da Largo Resources em Maracás. Foto: Divulgação.

A produção de vanádio em Maracás, município do centro-sul baiano, cresceu 35% no primeiro trimestre de 2020, em relação ao mesmo período de 2019. As informações são do relatório de produção emitido na última semana pela Largo Resources. O crescimento vai na contramão da média do setor mineral brasileiro, que recuou 17% neste início de ano. Única mineradora de vanádio da América Latina, a Largo assinou contrato de exploração com a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) e opera em Maracás desde 2014.

A Largo vai na contramão da tendência do setor, que foi de queda no primeiro trimestre. Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Mineraçãp (IBRAM), o setor mineral brasileiro produziu 17% menos minério nos três primeiros meses de 2020 do que no mesmo período do ano passado. Já o faturamento total do período somou R$ 36 bilhões (excluindo-se petróleo e gás), com destaque para minério de ferro e ouro, com participações de 63% e 11%, respectivamente. 

De janeiro a março deste ano, a mina de maracás produziu 2800 toneladas de pentóxido de vanádio. Segundo o presidente e CEO da Largo, Paulo Misk, a empresa obteve este resultado mesmo com imprevistos. “Nós tivemos algumas paradas pela formação de pontos de calor no material refratário do nosso forno. A implementação das correções para impedir este problema está prevista para ocorrer na segunda metade do ano”. Diz Misk no relatório.

COVID-19

Segundo Misk, a empresa está atenta e fazendo a sua parte para impedir a disseminação do Covid-19. “Nossa empresa comprou  e doou para o município de Maracás aproximadamente 6 mil testes e quatro respiradores. Também foram doadas 4500 cestas básicas”, afirma o presidente da empresa. 

A chegada da mineradora, em 2014, transformou a pequena Maracás, município a 354 quilômetros de Salvador, com pouco mais de 24 mil habitantes e conhecida também como a Cidade das Flores. A empresa mantém 800 colaboradores diretos – grande parte deles moradores de Maracás e região, além de fortalecer o poder de investimentos do município por meio de recolhimento de impostos e compras locais. A Vanádio de Maracás realiza 70% de suas compras e contratações de serviços na Bahia, sendo 47% destes no município de Maracás.

Com informações da Ascom/CBPM/BA

Últimas notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *