Luciana Gomes toma posse como Procuradora-geral de Justiça e defende união entre instituições contra a Covid-19

A sessão de posse, restrita a poucos familiares e autoridades em função da pandemia do novo coronavírus, foi realizada no auditório da sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Vitória. Fotos: Ascom/MPES

A promotora de Justiça Luciana Gomes Ferreira de Andrade tomou posse no cargo de procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) para atuação no biênio 2020/2022. Primeira promotora de Justiça eleita para o cargo e terceira mulher a assumir o comando do MPES, Luciana Andrade abriu o discurso pedindo um instante de silêncio pelas pessoas que morreram vítimas da Covid-19. Ela destacou o desafio histórico do momento e defendeu a união de esforços e o diálogo permanente entre as instituições para agilizar soluções no combate à pandemia de Covid-19.

“Estamos ao lado da sociedade capixaba no enfrentamento à pandemia. E vencida essa, na reconstrução do que preciso for. A manutenção do diálogo e a união entre as instituições e com a sociedade são imperativos necessários para reconquistar, com maior velocidade, os espaços e os ganhos perdidos nesta crise. Hoje, mais do que nunca, são necessários líderes que pensem o amanhã. E que se aproximem da sociedade com empatia e com verdade, conectados sempre com os anseios sociais”, destacou Luciana Andrade. 

A sessão de posse, restrita a poucos familiares e autoridades em função da pandemia do novo coronavírus, foi realizada no auditório da sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Vitória, e transmitida em tempo real pelos canais oficiais da instituição no YouTube e no Facebook. Todos os presentes mantiveram o distanciamento social obrigatório e utilizaram máscaras.

Luciana Andrade abriu o discurso pedindo um instante de silêncio pelas pessoas que morreram vítimas da Covid-19.

A nova procuradora-geral de Justiça disse que o momento atual é de atenção para que não aconteça retrocesso na democracia brasileira. “Vivemos tempos adversos, jamais vistos na história recente. A humanidade passa por mais uma provação. Circunstância essa que nos impõe reflexão e ação coordenada, urgente e eficaz, sob pena de perecimento de direitos e de vidas. Tempos mais duros se avizinham, de possíveis escassez econômica e até democrática. Precisamos estar vigilantes para prevenir retrocessos, sobretudo aqueles que flertam com o autoritarismo e com a demagogia do engodo, que faz desacreditar as evidências técnicas e científicas e, por consequência, induzem ao risco, até mesmo da saúde e da vida das pessoas”, observou.

Acrescentou que o MPES “trabalhará arduamente para que os poderes constituídos se mantenham operando, cada qual no limite de suas competências, com eficiência em prol da coletividade, a fim de garantir os direitos estabelecidos na Constituição”.

Luciana Andrade agradeceu o apoio e carinho da família, dirigindo-se ao marido e aos dois filhos. Fez um agradecimento também por ter feito parte da equipe de trabalho de Eder Pontes nos seis anos em que ele esteve como procurador-geral de Justiça. “Dr. Eder, meu dileto amigo, minha eterna gratidão pela oportunidade de compor a sua equipe de trabalho em seus três profícuos mandatos de PGJ, na função de secretária-geral. Foram anos de intenso trabalho, de muita dedicação à instituição e à sociedade. Mas também de muito aprendizado. Experiência esta que me proporcionou estar hoje assumindo tão nobre função”.

Fonte: MPES

Últimas notícias

Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *