Número de infrações de trânsito cai 47% durante isolamento social em Linhares

Em março, o número de infrações registradas pelos agentes de trânsito do Município foi de 153 e no mês de abril, 81. Fotos: Secom/PML

No mês em que é celebrado o Maio Amarelo, uma boa notícia para o trânsito do município. O número de infrações de trânsito em Linhares, Norte do Espírito Santo, reduziu drasticamente no último mês em função do isolamento social e da restrição de atividades do comércio causada pelo coronavírus. Os dados estão no relatório divulgado pelo Departamento Municipal de Trânsito (Detro), órgão vinculado à secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social, demonstrando o impacto da pandemia em diversos setores da cidade após o início do distanciamento.

Conforme os números do Detro, no mês de março foram registradas 153 infrações de trânsito no Município. Já entre no mês de abril, o número foi reduzido a 81 , representando uma queda de 47%. Nos primeiros quatro meses deste ano o número total de infrações chegou a 484. No mesmo período do ano passado, este número foi de 1.485 infrações, uma redução de 67%.

No ranking das 484 infrações mais cometidas pelos motoristas linharenses neste primeiro quadrimestre, o primeiro lugar é o de estacionar em local proibido como em vagas destinadas a deficientes e idosos (186) seguida por dirigir falando ao celular (143).  O terceiro lugar é referente aos condutores que que avançam os semáforos (36), na sequencia os que dirigem sem usar o cinto de segurança (15), e por último, os motoristas que não respeitam a passagem de pedestres nas faixas (7).

O diretor municipal de Trânsito, Douglas Simplício, afirmou que, mesmo por conta do trânsito mais baixo no município, em decorrência da pandemia, alguns condutores acabam cometendo infrações, como avançar o sinal, ou então dirigir falando ao telefone celular.

“Sabemos que muita coisa mudou. Mas no trânsito, as regras permanecem. Observamos condutores furando o sinal, e as vezes até empreendendo uma velocidade maior que a de costume, justamente porque as ruas e avenidas da cidade estão um pouco mais vazias. Aliás, com a velocidade maior o risco de acidentes com feridos mais graves também pode aumentar. Estamos trabalhando bastante, principalmente prestando apoio para equipes das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, por exemplo”, frisou.

Ranking:

  • estacionar em local proibido, como em vagas destinadas a deficientes e idosos (186);
  • dirigir falando ao celular (143);
  • condutores que avançam os semáforos (36);
  • dirigir sem usar o cinto de segurança (15);
  • motoristas que não respeitam a passagem de pedestres nas faixas (7).

Cidadão pode denunciar via 08002831370

O Departamento Municipal de Trânsito recebe denúncias, sugestões, reclamações ou pedidos de informações de forma gratuita, por meio do número 0800 283 1370. O canal de atendimento facilita o acesso da população com o órgão com informações que reforçam denúncias sobre os diversos serviços geridos pelo Departamento Municipal de Trânsito.

O 0800 que aciona os agentes de trânsito da Prefeitura de Linhares para apurar as denúncias pode receber as denúncias ou sugestões todos os dias da semana, inclusive sábados e domingos de 07h as 19h. Para fazer denúncias sobre as possíveis infrações é importante informações como horário, data e local da ocorrência e placa do veículo. De acordo com Douglas Simplício, a medida faz parte de uma série de mudanças previstas para a melhoria do atendimento ao público do órgão.

“É mais uma ferramenta para que o cidadão tenha voz ativa para colaborar com a melhoria do sistema de trânsito. É importante que a população esteja cada vez mais próxima dos serviços da prefeitura e das boas práticas no trânsito”, frisou Douglas.

Maio Amarelo

O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Por Alexandre Araújo

Últimas notícias

Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *