Professores de Linhares se inspiram em Romero Britto e pintam muro de escola em Rio Quartel

De acordo com a diretora da Emef Ângelo Recla, o artista brasileiro inspira jovens e estimula a criatividade. Fotos: Felipe Tozatto/Secom

Em meio a pandemia, as cores vibrantes da arte de Romero Britto transformaram o muro da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ângelo Recla, no distrito de Rio Quartel, no interior de Linhares, Norte do Espírito Santo. As próprias profissionais de Educação que atuam na unidade de ensino desenharam e pintaram figuras que remetem aos trabalhos do pintor brasileiro.

Além disto, elas escreveram duas frases educacionais para motivar os servidores, os alunos e seus familiares. Uma do educador e pedagogo Paulo Freire e outra do psiquiatra e professor Augusto Cury. Duas semanas foi o tempo necessário para que os profissionais concluíssem o projeto. Para a diretora Ana Paula Felipe Machado Gomes, o trabalho deixou a escola mais alegre.

De acordo com a diretora da unidade de ensino, Ana Paula Felipe Machado Gomes, a ação visa a preservação do patrimônio escolar, por meio da arte. “O objetivo é trabalhar o cuidado, a preservação da escola e o embelezamento dos espaços através do olhar artístico de quem vive a sua rotina, como servidores e alunos. O muro estava sem vida e, com criatividade deu uma nova cara à fachada da escola”, comemora.

A professora Tamires Mantovani, que ajudou em transformar o muro em arte, disse que a ideia é dar continuidade à ação. “Nossa escola tem ainda muitos espaços que podem ser pintados, alguns alunos sugeriram as portas dos banheiros e salas, que com certeza iremos usar. Penso que podemos estudar outros artistas brasileiros, que também tenham trabalhos coloridos, ampliando o conhecimento artístico”, diz Tamires.

A secretária municipal de Educação, Maria Olimpia Dalvi Rampinelli, destaca que a iniciativa tem como protagonista os próprios servidores da escola e suas aptidões para a pintura. “O projeto estimula a comunicação, a criatividade e possibilita que os estudantes, servidores e moradores descubram um mundo cheio de cores, linhas, formas e sentimentos, além de valorizar o ambiente escolar e desenvolver o senso de pertencimento na comunidade”, avalia.

Por Alexandre Araújo

Últimas notícias

Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *