Os 108 anos de história do Parque Moscoso é contada em Cartilha

Cartilha digital traz um pouquinho da história do parque mais antigo da cidade de forma lúdica e educativa – Foto: Divulgação Semmam

Como forma de celebrar os 108 anos do Parque Moscoso, que é um dos cantinhos mais queridos de Vitória e do Espírito Santo, a Gerência de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Semmam) disponibiliza, em formato digital, uma cartilha educativa contando a história do local.

Com texto do historiador e educador ambiental da Semmam Fernando Fiorotti e ilustrações do designer Zota Coelho, a cartilha traz um diálogo entre uma criança e seu avô, apresentando narrativas descontraídas e casadas com imagens que fazem o leitor viajar no tempo e conhecer os diversos períodos importantes da história da capital e também do Estado, de acordo com a gerente de Educação Ambiental, Juliana Sardinha. 

O geográfo e educador ambiental Idelvon Poubel contou que há relatos do início das obras do Parque Moscoso, em 1910, empreitada feita pelo governador do Estado entre 1908-1912, Jerônymo Monteiro, ao paisagista Paulo Motta Teixeira.

Este realizou a construção do parque sob o aterro da “Lapa do Mangal”, que era conhecida como “Campinho da Vila do Moscoso”, como foi denominado pelo governador responsável pelo aterro nos fins do século XIX, Henrique Moscoso, e que posteriormente daria o nome ao parque, inaugurado em 1912.

História do parque

Para a coordenadora de Relações com as Comunidades da Semmam, Rita Vasconcelos, outros fatos relevantes relatados na cartilha são as transformações pelas quais o Parque Moscoso passou ao longo dos anos, em especial na década de 1950 e nos início dos anos 2000.

“Sempre com a intenção de deixar esse espaço da cidade como um lugar de encontros e bons convívios, o “Parque Gostoso”, apelido carinhoso dado há várias gerações que frequentam esse belo espaço de interação social e que possibilita a construção de lindas memórias”.

A assessora técnica de Eventos da Semmam, Jacirlane Carvalho, ponderou que a cartilha em formato digital é uma ferramenta importante que possibilita levar à população um pouquinho da história do parque mais antigo da cidade de forma lúdica e educativa, para que todos possam conhecer mais um dos cartões-postais da cidade.

“Essa iniciativa é uma bela forma de celebrar os 108 anos do Parque Moscoso”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Ademir Barbosa.

Fotos

Você também pode participar da comemoração. A Prefeitura de Vitória, por meio da Gerência de Educação Ambiental (GEA), vai postar fotos dos frequentadores do parque trazendo memórias, relatos e belezas do local.

As imagens podem ser de qualquer época e formato, mas tem que ter a hashtag #108anosparqueMoscoso, seja no Instagram, Twitter ou Facebook. A hashtag é importante para que a PMV possa repostar as fotos em suas redes sociais

Por Regina Freitas

Últimas notícias

Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *