Programa da Suzano que incentiva agricultura sustentável é destaque em publicação internacional

O Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial (PDRT) foi uma das iniciativas reconhecidas no Prêmio Transformadores e fará parte de publicação da RedEAmérica | Foto: Divulgação

A Suzano, referência global na produção de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, foi destaque na publicação em homenagem aos vencedores do IV Prêmio Latino-Americano Transformadores, desenvolvido pela RedEAmérica, em função do trabalho realizado com o Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial (PDRT). A edição virtual da publicação contempla 13 cases sobre o relacionamento das empresas e organizações com as comunidades e o lançamento on-line acontece nesta quinta-feira (28).

Desenvolvido pela Suzano com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar e disseminar boas práticas de cultivo, o PDRT foi premiado na categoria “Negócios e Comunidades Sustentáveis”, na edição de 2018, que valorizou exemplos de compromisso e geração de valor social, econômico e ambiental. A iniciativa da companhia foi criada para promover o fortalecimento das comunidades rurais vizinhas às unidades, gerando renda e melhoria na qualidade de vida dos pequenos produtores.

O case apresentado pela Suzano no IV Prêmio Latino-Americano Transformadores trouxe a história da família de Claudio Olímpio, Presidente da Associação de Nova Esperança, distrito de Caravelas (BA), participante do PDRT. Por meio do programa, ele teve acesso a área para plantio, insumos e assistência técnica na implantação de Sistema Agroflorestal (SAF), técnica que combina espécies arbóreas com cultivos agrícolas e/ou criação de animais, de forma simultânea ou rotativa. Além do benefício econômico, o SAF proporciona ganhos ecológicos em função da conservação dos recursos naturais.

Dentre as melhorias com a implantação do programa nesse contexto de enfoque agroflorestal, Claudio cita a melhoria na qualidade de vida e uma visão diferente sobre a profissão. “Essa foi uma oportunidade nova de trabalhar com uma proposta agroflorestal que respeita a natureza”, contou Claudio à publicação.

A iniciativa da Suzano também viabiliza a comercialização de alimentos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos para as escolas, além de permitir a participação na Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA), uma ação que conecta consumidores e produtores agroecológicos para fornecimento de cestas de alimentos.

“A Suzano é uma empresa atenta ao cenário e investe constantemente no desenvolvimento das comunidades locais. Atitudes que reforçam nosso direcionador, demonstrando que só é bom para nós se for bom para o mundo. O PDRT é uma dessas ações, tendo relevância por impulsionar a independência financeira de milhares de famílias apoiadas pelo programa”, pontua Douglas Peixoto, coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano.

Por Letícia Freire

Últimas notícias

Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *