Deputados voltam a divergir sobre ações contra pandemia no ES

Para Enivaldo dos Anjos (PSD), condenou ataques feitos a autoridades que agem no enfrentamento da pandemia | Foto: Assessoria de comunicação

Divergências políticas a respeito da gestão pública da pandemia do novo coronavírus voltaram a pautar os discursos na sessão ordinária virtual desta quarta-feira (10). Os deputados Vandinho Leite (PSDB), Delegado Lorenzo Pazolini (Republicanos) e Carlos Von (Avante) acusaram novamente o governo estadual de conduzir erroneamente o enfrentamento à pandemia do Estado.

Vandinho comentou uma liminar da 1ª Vara Federal em Cachoeiro de Itapemirim que determinou que o governo mude a forma de divulgação da ocupação dos leitos de UTI para Covid-19. De acordo com decisão, haveria “inconsistência de dados”.

O deputado comemorou a decisão e afirmou que “muitos pacientes estão ficando nas UPAs sem terem o direito de ir para o hospital, para um leito de UTI”. Ele cobrou que o governo envie o plano de ação de estratégia contra a Covid-19.

Pazolini também repercutiu a liminar da Justiça Federal. O deputado afirmou que a decisão deixa “claro que existe manipulação de dados dos leitos hospitalares no Espírito Santo”. O delegado ainda falou sobre uma ação da Polícia Federal no estado que apura suposta fraude na compra de respiradores.

Em resposta, o deputado Dary Pagung (PSB), que representa a liderança do governo, disse que a operação mira o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB). “Do jeito que o deputado Pazolini passou, dá a impressão que seria do governo do estado do Espírito Santo, mas não é. Gostaria de dar essa publicidade. É um mandado da Justiça Federal do Pará”, reiterou Pagung.

Para Enivaldo dos Anjos (PSD), são danosos os ataques contra autoridades que estão agindo no enfrentamento à pandemia. “Muitas pessoas se utilizam desse momento de comoção mundial para tentar tirar proveito política da situação. Seria normal que quem não gosta de um lado político-administrativo jogasse todo tipo de ofensa e política baixa?  Como vamos tratar da coisa pública à base de ofensa?”, questionou.

O deputado Euclério Sampaio (DEM) apoiou o posicionamento do colega. “Vemos ataque sem fundamento nenhum, enquanto deveríamos ter união em favor do nosso povo. Temos que ter sabedoria, não deixarmos nosso papel de fiscalizador, mas temos que fazer com responsabilidade, temos que apurar o que recebemos e não lançar fake news”, concluiu.

Luciano Machado (PV) lamentou a maneira como vem sendo discutida a pandemia no Espírito Santo. Segundo ele, alguns apontamentos estariam sendo “tendenciosos e sofríveis”. Por fim, o deputado Dr. Rafael Favatto (Patriota) pediu que a população se conscientize e cumpra o isolamento social de forma responsável.

“Muitas pessoas estão subestimando essa doença, muita gente nas ruas não está usando máscaras, muita gente na praia. Essa não é uma doença simples. A gente vê número de mortes crescendo a cada dia em todas as unidades da federação. Quem pode ficar em casa, tem que ficar em casa”, alertou.

Por Larissa Lacerda 

Últimas notícias

Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *