Linhares cria mais 10 leitos exclusivos para pacientes da Covid-19 no HGL

A ação faz parte das ações do Comitê Municipal de Enfrentamento da Covid-19 | Foto: Felipe Tozatto

O município de Linhares, região Norte do Espírito Santo, continua o trabalho para ampliar a oferta de leitos exclusivos para os pacientes da Covid-19 e disponibilizou mais 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva)  no Hospital Geral de Linhares (HGL) para isolamento de pacientes com suspeita ou confirmados com coronavírus. Com os novos leitos o hospital conta atualmente com 20 leitos exclusivos, criados pela prefeitura de Linhares, para atendimento ao coronavírus.  A ação faz parte das ações do Comitê Municipal de Enfrentamento da Covid-19.

Com os 20 novos leitos, além dos 10 que estão em fase de obras, numa parceria da Prefeitura de Linhares com o Governo do Estado do Espírito Santo, a cidade chega a 30 leitos de UTI voltados para tratamento de pacientes com suspeitas ou confirmados do coronavírus. A previsão é que os leitos da parceria entre Município e Estado sejam entregues no mês de junho. Atualmente, há dezesseis pacientes de Linhares internados em hospital por conta da doença.

Para abrigar os novos leitos, uma área específica do hospital passou por readequação e otimização dos espaços físicos e novos equipamentos. Assim que chega a unidade hospitalar, o paciente com suspeita de coronavírus é encaminhado para uma sala de Triagem, para atendimento exclusivo.

O prefeito Guerino Zanon pontua que a criação dos 20 leitos faz parte de uma logística das equipes de saúde do Município para garantir qualidade na atenção aos pacientes que desenvolvam a forma grave da doença. “O paciente Covid é um paciente complexo, já que é uma doença nova e exige um hospital com a oferta assistencial adequada, com qualidade clínica e profissionais capacitados e é isso que vamos ofertar no HGL”, afirmou.

O prefeito ressalta que é um cenário difícil e só será possível vencer essa luta se cada um entender que esse é um desafio de cada cidadão. “Há o papel do poder público, o papel da Justiça, da imprensa e há o papel de comportamento de responsabilidade de cada cidadão que ama a sua família, seus vizinhos e sua comunidade”.

O Secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meireles, avaliou que se o Município não tivesse feito tudo o que já foi feito, o cenário seria crítico. “Isso é uma prospecção em cima de uma realidade que pode ser mudada. O que estamos falando é do esforço que as pessoas têm feito para dar a maior qualidade no atendimento, para fazer isso com a maior responsabilidade, obedecendo a critérios técnicos e científicos e tentando passar o que é verdadeiro, de maneira transparente, disponibilizando dados nos boletins diários da Prefeitura e no Painel Covid-19 do Governo do Estado do Espírito Santo. De um dia para o outro pode mudar, depende de todos nós, do setor produtivo, da sociedade civil, das organizações”.

Saulo reforçou que pacientes do grupo de risco que sintam sintomas da Covid-19 precisam procurar os serviços de saúde o mais rápido possível. “Os equipamentos Município estão preparados, com unidades exclusivas para receber os pacientes com sintomas ou suspeitas da doença e toda uma rede de proteção formada pelos profissionais de saúde”, destaca.

Por Paola Nali 

Últimas notícias

Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *