Escola em assentamento de Conceição da Barra tem projeto selecionado na Feira de Tecnologias de Mato Grosso do Sul

A escola desenvolve o cultivo do Café Conilon em uma área na própria | Foto: Divulgação

A Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Valdício Barbosa dos Santos, localizada em área de assentamento, no município de Conceição da Barra, região norte do Espírito Santo, teve o projeto “Técnicas Sustentáveis no Cultivo do Café Conilon” selecionado na Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETECMS).

A escola desenvolve o cultivo do Café Conilon em uma área na própria. O projeto tem por objetivo promover uma interlocução entre teoria e prática na implementação de um manejo sustentável, sem a utilização de produtos químicos na produção cafeeira, com diminuição dos custos na condução das lavouras.

O estudo do cultivo de café conilon de maneira sustentável iniciou nas aulas de Ciências Agropecuárias e Prática na Propriedade Familiar, com as turmas do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, com o propósito de promover uma troca de experiência entre prática e teoria.

Na primeira etapa, os estudantes participaram de aulas teóricas sobre a cadeia produtiva do café conilon, seu manejo, custo benefício, receitas e despesas. Os estudantes puderam entender que é possível desenvolver o cultivo com baixo custo, otimização da mão de obra e sem adubação química, utilizando matéria orgânica da própria área de experimento da escola.

A experiência desenvolvida é uma alternativa de cultivo que pode ser desenvolvida pelos estudantes no lote de produção familiar, considerando que a grande maioria é de filhos de agricultores assentados que cultivam o café. 

As experiências realizadas na escola vêm motivando os estudantes e seus familiares para o desenvolvimento de vários experimentos em seus lotes de produção, como o cultivo de hortaliças, frutas entre outros alimentos, respeitando o uso dos recursos naturais e a vida na terra. 

A ação vem ao encontro com a proposta de Educação no Campo, a qual os estudantes são protagonistas, e cada etapa do projeto é desenvolvida junto com seus respectivos educadores. Além disso, contribui para o trabalho em equipe e na auto-organização.

Assista o vídeo:

Por Mirela Marcarini e Geiza Ardiçon


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