Mesa-redonda vai debater suicídio entre jovens

Acompanhe o debate às 13 horas, na TV Assembleia e no canal da Ales no Youtube | Foto: Divulgação

A depressão e o suicídio entre adolescentes e jovens serão abordados em uma mesa-redonda virtual promovida pela Assembleia Legislativa (Ales) nesta quinta-feira (24), às 13 horas. O debate terá como foco o livro “A Geração do Quarto: Quando Crianças e Adolescentes Nos Ensinam a Amar”, de Hugo Ferreira. O autor é escritor, doutor em Educação e professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco. A transmissão será feita pelo canal da Ales no Youtube e pela TV Assembleia.

O debate se insere no contexto da Campanha Setembro Amarelo, que envolve discussão nacional sobre prevenção ao suicídio. Segundo especialistas da área de saúde, a problemática apresenta um agravante este ano, devido ao isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus.

Além de Hugo Ferreira, que fará uma exposição sobre a pesquisa, participarão do debate Heloísa Manato, diretora de atendimento a pais e alunos de uma conceituada instituição de ensino do Estado; e o psicólogo clínico e professor universitário Raphael Vaz. A jornalista Zelita Viana, pós-graduada em comunicação pública e editora do Jornal Panorama, da TV Assembleia, será a mediadora do debate.

“Minha expectativa quanto ao evento é muito positiva. O objetivo é aproveitar as experiências dos participantes no trato com jovens e adolescentes com comportamentos que poderiam resultar em atos violentos contra eles mesmos, e levar essas percepções ao conhecimento do público, a fim de colaborar na construção de um pensamento mais positivo para as pessoas que se veem às voltas com essas situações”, afirmou Zelita Viana.

Pesquisa

O livro “A geração do Quarto” é resultado de uma pesquisa de campo feita em cinco capitais brasileiras, sobre a geração que nasceu no final do século 20 e início do século 21 e que, segundo o autor, apresenta adoecimento emocional e mental. Além da problemática do suicídio, apontado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a segunda causa de mortes na faixa etária dos 15 aos 29 anos, o livro aborda outros fenômenos de impacto nesse grupo social, como automutilação e síndrome do pânico.

De acordo com Hugo Ferreira, “o livro tenta mostrar que não é mais possível fechar os olhos e silenciar diante do pedido de ajuda desse grupo social”. O autor critica “a ideia de que estamos diante de uma geração fracassada” e propõe que esses jovens sejam ouvidos.

Live

O Setembro Amarelo foi tema de uma live no Instagram da Ales neste mês, abordando o modo como a imprensa deve tratar episódios de suicídio na cobertura jornalística. O bate-papo foi com o diretor de conteúdo do grupo Bandeirantes/Jornal Metro Antônio Carlos Leite, o Cacá, que possui mais de 30 anos de experiência no jornalismo.

Por Karina Borgo


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *