Retomada de aulas presenciais no Espírito Santo é tema de debate na Ales

Governo anunciou retorno às salas de aula da rede privada a partir de 5 de outubro | Foto: Divulgação

A agenda de trabalhos da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (Ales) tem como destaque durante a semana um assunto que vem provocando discussões na comunidade escolar: o anúncio do governo do Estado de volta às aulas presencias no mês de outubro. Para debater os possíveis riscos dessa retomada, a Frente Parlamentar em Defesa do Cumprimento dos Planos Nacional e Estadual de Educação vai realizar uma audiência pública virtual na quinta-feira (8), às 10 horas.

As aulas presenciais estão suspensas desde março em virtude da pandemia do novo coronavírus. Agora, no último dia 25, o Executivo estadual divulgou um cronograma para o retorno das aulas presenciais. A partir do dia 5 de outubro volta a rede privada e no dia 13 é a vez da rede pública estadual. Os municípios, entretanto, terão autonomia para decidir se retomam ou não as atividades escolares.

O plano governamental prevê a adoção de protocolos de controle e prevenção contra a Covid-19, a permanência de menos alunos por sala de aula, revezamento entre as turmas, entre outros. Contudo, os pais que desejarem poderão optar por manter os filhos na modalidade de ensino remoto.

Para o evento, que será mediado pela secretária-executiva da Frente, a deputada estadual Iriny Lopes (PT), foram convidados os secretários de Estado da Saúde, Nésio Fernandes de Medeiros Junior, e da Educação, Vitor de Angelo; a secretária-geral da Gestão Provisória da União dos Estudantes Secundaristas do Espírito Santo (Ueses) Kaliana Tolentino Lenzi Soares; o secretário-geral da Associação de Pais de Alunos do Espírito Santo (Assopaes) Aguiberto Oliveira de Lima; e a representante do Comitê de Educação do Campo do Espírito Santo (Comeces) Maria do Carmo Paoliello.

A possibilidade de retorno das aulas presenciais durante a pandemia também já esteve em pauta na Comissão de Educação e em discursos parlamentares.

Reforma psiquiátrica

Na sexta (9), às 14 horas, ocorre um seminário virtual da Frente Parlamentar em Defesa da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial, que é presidido pela deputada Iriny. O tema será “SUStentar a Reforma Psiquiátrica no ES: um desafio em tempos de retrocesso”.

Foram convidados para o encontro a pesquisadora da Fiocruz e vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme) Ana Paula Guljor; o professor do Instituto de Psiquiatria e Faculdade de Medicina da UFRJ e vice-presidente da regional da Associação Mundial de Reabilitação Psicossocial (WAPR) Pedro Gabriel Delgado; e a militante da luta antimanicomial e representante dos usuários da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) Silvandira Pinto dos Santos.

Asma

A Comissão de Saúde recebe na terça-feira (6) o médico e professor do Departamento de Ciências Fisiológicas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e diretor de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam) José Geraldo Mill para discorrer sobre o tema “Qualidade do Ar e Sintomas de Asmas em Crianças e Adolescentes, Projeto AsmaVix”. O convite foi feito pelo deputado Dr. Emílio Mameri (PSDB), vice-presidente do colegiado de Saúde.

Por Gleyson Tete | Com informações da assessoria de comunicação


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *