Escola de Sooretama cria ‘Clube de Astronomia Estrelas do Amanhã’

A ideia tem dado resultados e alguns alunos estão participando da Mostra de Astronomia, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) | Foto: Ascom/Sedu/ES

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Armando Barbosa Quitiba, localizada em Sooretama, região norte do Espírito Santo, está executando um projeto extraclasse – o “Clube de Astronomia Estrelas do Amanhã”, para trabalhar temas relacionados à Astronomia e à Física modernas. O objetivo é incentivar os alunos a produzir ciência e interagir com cientistas, de modo a despertá-los para as carreiras científicas e tecnológicas nacionais. A ideia tem dado resultados e alguns alunos estão participando da Mostra de Astronomia, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

A ação está sendo orientada pelas professoras Wanessa Santos Santana, Alessandra Meireles do Amaral, Aliana Silva de Souza, Paula de Oliveira e Fernanda Almeida Porto. “Os alunos produziram resumos que foram submetidos à Mostra de Astronomia e foram aprovados. Esses trabalhos estão sendo avaliados no evento, que está ocorrendo de forma remota por conta da pandemia”, contou a professora Wanessa Santana.

As melhores pesquisas irão participar da segunda fase do evento, que será realizada em dezembro.  “É importante ressaltar que esses trabalhos foram produzidos neste contexto de pandemia, com isolamento social. Isso mostra que os alunos não estão somente aprendendo, mas também produzindo ciência, pois temos como resultado de nossa pesquisa seis trabalhos nesse grande evento”, destacou Wanessa Santana.

Confira os trabalhos abaixo: 

Trabalho n° 1 – Eclipse de Sobral: https://www.youtube.com/watch?v=gN4XpPm99xw&t=3s

Trabalho n° 2 – Astrofotografia: https://www.youtube.com/watch?v=7x0DCDHahec&t=15s

Trabalho n° 3 – Possibilidade de vida inteligente fora da Terra: https://www.youtube.com/watch?v=1SpMDA9Y898&t=5s

Trabalho n° 4 – Do nascimento à morte de estrelas: https://www.youtube.com/watch?v=Z-rqoxNOCwk&t=8s

Trabalho n° 5 – Astronomia Guarani: https://www.youtube.com/watch?v=rEhU3zPb_e4

Trabalho n°6 –Energia Escura: https://www.youtube.com/watch?v=P6De88U-Dco&t=11s

Esses mesmos alunos também submeteram trabalhos em um outro evento estadual, a II Feira de Ciências: Gênios de Multigêneros + Cultura + Arte, que também está ocorrendo de forma remota por meio do YouTube. Seguem os trabalhos:

Linhas de campos magnéticos: https://www.youtube.com/watch?v=_JAaw6_vD34&t=8s

Relatividade geral a partir de uma história em quadrinhos: https://www.youtube.com/watch?v=HN_B7NzIj_M&t=1s

Astrofotografia: https://www.youtube.com/watch?v=FdqJAmehq8g&t=13s

Por Mirela Marcarini, Geiza Ardiçon e Soraia Camata


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *